O Sistema de Informação Geográfica do Turismo de Portugal (SIGTUR) passou a apresentar um “visual renovado, mais funcionalidades e uma utilização mais intuitiva”.
Uma informação divulgada pelo Turismo de Portugal revela que “a plataforma integra novas soluções tecnológicas” e “disponibiliza uma versão em inglês”.
O SIGTUR dispõe de visualizador interactivo, que “permite no mesmo mapa cruzar informação por temas e, posteriormente, exportar a informação consultada”. Esta funcionalidade permite, por exemplo, “escolher uma região geográfica e visualizar os alojamentos existentes perto de diferentes ofertas turísticas, como agentes de animação turística ou spots de surf”.
Outro destaque da plataforma são as aplicações SIG com ligação directa aos dados abertos sobre três temas, designadamente alojamento, actividades e ordenamento turístico. “Aqui, o utilizador pode fazer pesquisas por áreas administrativas, desde NUTS II até freguesias; consultar o acumulado de empreendimentos e alojamento local; e descarregar dados em diferentes formatos (ex: CSV, GeoJSON…)”, de acordo com o Turismo de Portugal.
Os utilizadores também conseguem aceder a uma área dedicada a “Alojamento Perspectivado com Parecer Favorável do Turismo de Portugal e Indicadores de Oferta e de Procura”, que apresentam “novos dashboards e gráficos com evolução por ano, exemplo: sazonalidade ou intensidade turística”.
A plataforma dispõe ainda de informação sobre projectos em destaque, temas emergentes e tendências do sector.
Para mais notícias clique: Mercados
Para aceder ao SIGTUR do Turismo de Portugal clique aqui.