O SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil pediu hoje a realização de um novo concurso com “critérios de selecção mais rigorosos” para a privatização da SATA Internacional Azores Airlines.
Em comunicado, o SPAC diz estar “acompanhado pelo SITAVA e pelo SNPVAC” na exigência de “uma maior defesa dos interesses dos seus Associados e dos Trabalhadores da SATA, a par de uma melhor defesa do legítimo interesse da Região Autónoma dos Açores e da aviação comercial em Portugal, neste processo de privatização”.
Os pilotos defendem que a existência de apenas dois concorrentes à privatização da companhia aérea “é motivo bastante para apreensão”, porque “levanta dúvidas” sobre a “efectiva atractividade” da companhia e sobre “a sua viabilidade futura, com “efeitos directos numa baixa valorização da empresa, caso o negócio se concretize no actual cenário”.
Para o SPAC, os dois consórcios concorrentes (Newtour/MS Aviation e Atlantic Consortium) têm um “perfil empresarial longe do que seria o mais desejável”.
O sindicato defende ainda que é “insatisfatória” a pontuação de 47 em 100 pontos possíveis que o júri do concurso atribuiu ao único concorrente ainda ‘em jogo’, o consórcio Newtour/MS Aviation. Clique para ler: Concorrentes à privatização da SATA Azores Airlines têm dez dias para reagir.
Desta forma, o SPAC pede “o imediato cancelamento do processo [de privatização da SATA Internacional], para uma revisão aprofundada da operação e adopção de critérios de selecção mais rigorosos, para o perfil dos futuros investidores”.
“Sendo a privatização da SATA Internacional uma obrigação, o SPAC sugere a realização de novo concurso, com critérios mais robustos e exigentes para escolha de comprador, tendo em conta a idoneidade, estabilidade financeira, experiência no sector da aviação e capacidade de investimento evidenciada pelo futuro parceiro”, acrescenta a nota de imprensa.
O sindicato recomenda ainda a realização de um Road Show Privatização SATA Internacional, para promover a transportadora e um novo concurso para a privatização.
Para aceder ao site da SATA Azores Airlines clique aqui.