A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) anunciou que está a fazer um levantamento dos recursos existentes para a prática do Ecoturismo, para propor uma requalificação que garanta a sustentabilidade dos territórios e das comunidades envolvidas.
“O Ecoturismo e o Turismo de Natureza são um dos principais focos da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Não só pela riqueza de oferta que a região de Lisboa tem, ímpar em múltiplos aspectos, mas porque acreditamos que é uma forma de assegurar que este património natural e cultural permanece para as gerações futuras”, afirmou Carla Salsinha, presidente da ERT-RL, citada num comunicado.
O programa está inserido no contexto dos recursos de turismo de natureza da região, designadamente as áreas protegidas de Sintra/Cascais; Tejo; Arriba Fóssil da Caparica; Arrábida e Sado.
A ERT-RL está a desenvolver este programa através da coordenação de um grupo de trabalho do qual fazem parte a Área Metropolitana de Lisboa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
A ERT-RL e o referido grupo de trabalho reuniram com os municípios da Área Metropolitana de Lisboa, em Junho, e com as empresas de turismo de natureza, em Novembro. Estas empresas estão inscritas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT) e são reconhecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a prática de actividades de Turismo de Natureza nas áreas integradas no Sistema Nacional de Áreas Classificadas, e têm a sua operação na Área Metropolitana de Lisboa.
O documento final do Programa de promoção do Ecoturismo será apresentado no início do próximo ano.
Para mais notícias clique: Destinos
Para aceder ao site da ERT-RL clique aqui.