O operador turístico SmarTours, com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, 4º maior mercado para o alojamento turístico em Portugal, encerrou operações após 29 anos de actividade.
A SmarTours organizava viagens para vários destinos em África, Ásia, Austrália, Nova Zelândia, China, Europa, Índia, Nepal, Japão e América Latina, de acordo com a edição norte-americana do jornal especializado em turismo “Travel Weekly”.
Os Estados Unidos são o 4º maior mercado para o alojamento turístico em Portugal, com 5,191 milhões de dormidas em 2024. Clique para ler: Estados Unidos fizeram 18% do aumento das dormidas no alojamento turístico em Portugal.
A SmarTours, numa mensagem de despedida publicada no seu website, sublinha que “teve a honra de servir viajantes” e proporcionar “experiências inesquecíveis para destinos de todo o mundo”.
A empresa recomenda aos clientes com créditos pendentes a apresentarem uma reclamação à Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA), da qual a SmarTours era membro.
O Programa de Assistência a Viajantes de 1 milhão de dólares da USTOA oferece proteção financeira a pessoas afectadas pelo encerramento de um membro activo da Associação.
A USTOA, de acordo com o “Travel Weekly”, recomenda aos clientes da SmarTours devem enviar, em primeiro lugar, uma reclamação à sua empresa de cartão de crédito, caso o pagamento tenha sido feito com cartão de crédito.
Para aceder ao site da SmarTours clique aqui.