O restauro do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, num projecto do arquitecto Souto Moura, actualmente o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, foi galardoado com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
O Grupo Visabeira, de que faz parte o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel destacou em comunicado que “o conceito do arquitecto Eduardo Souto Moura para ressuscitar o vetusto edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos”.
Assim, acrescenta, o projecto “conseguiu destacar o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço e o vidro, em perfeita união com as seculares raízes do edifício e o irrepreensível respeito pelas pré-existências e pela história do Mosteiro, acentuando desta forma a reversibilidade material que constitui uma referência desta intervenção”.
A Visabeira assinalou na mesma informação que arquiteto Eduardo Souto Moura foi igualmente “o responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel e pela decoração do espaço, onde integrou, inclusivamente, algumas peças de autor do seu colega e amigo Álvaro Siza Vieira”.
O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, sexta unidade hoteleira do grupo Visabeira, inaugurada em Novembro de 2022, é uma unidade de 5-estrelas com 91 unidades de alojamento, incluindo distribuídas por quartos singles e duplos quartos familiares suites e uma master suite.
O prémio, votado por um júri, foi entregue em cerimónia no Palácio Nacional da Ajuda.