A Iberia anunciou hoje a sua programação de voos para este Verão destacando que a América Latina será a sua maior aposta, designadamente para “defender a posição do aeroporto de Madrid como ponte entre as duas regiões”.
“A América Latina e as Caraíbas sempre estiveram no centro da nossa estratégia, mas este ano vamos mais longe para ter uma presença maior em mercados como Argentina, Colômbia, México e Peru, fortalecer a nossa liderança nas rotas entre América Latina e Europa e, ao mesmo tempo, defender a posição do aeroporto de Madrid como ponte entre as duas regiões”, afirmou Maria Jesús López-Solás, directora Comercial, de Rede e Alianças da Iberia, citada num comunicado.
A nota de imprensa sublinha que a Iberia terá 280 voos por semana para 18 destinos em 16 países da América Latina este Verão, mais 23,4% que em 2022 e mais 2% que no Verão de 2019.
A nível de destinos, a companhia aérea do IAG sublinha que já recuperou toda a sua rede na América Latina para este Verão IATA (25 de Março a 28 de Outubro).
Na Colômbia, a Iberia vai aumentar de 14 para 18 voos por semana para Bogotá a partir de Junho. No Inverno, a partir de Novembro, a companhia planeia chegar aos 21 voos semanais, “o que significaria triplicar sua capacidade em relação a 2019”.
A rota de Buenos Aires, na Argentina, vai continuar com dois voos por dia e as ligações a Lima, no Peru, aumentam de sete para 10 frequências semanais entre Junho e o final do ano.
A companhia aérea vai manter os três voos diários para o México ao longo de 2023 e aumentar de quatro para seis as ligações a Quito, no Equador. A rota de Guayaquil continuará com três frequências.
A Iberia anunciou ainda que vai manter até sete frequências semanais para Montevideu, no Uruguai, assim como os voos diários para Santiago do Chile, os três voos semanais para o Rio de Janeiro e os voos diários para São Paulo.
América Central e Caraíbas
Na América Central, a Iberia mantém os voos diários na rota Guatemala-El Salvador e na rota de San José, na Costa Rica. Já o Panamá terá entre cinco e sete frequências semanais durante o Verão e voos diários a partir de Novembro.
Nas Caraíbas, a Iberia destaca que terá cinco voos por semana a partir de Setembro para Havana (Cuba), um voo diário para Santo Domingo (República Dominicana) e seis voos por semana para Porto Rico em Julho e Agosto. Para Caracas, na Venezuela, a companhia vai manter três frequências diárias.
Estados Unidos
Ainda nos voos de longo curso, a Iberia destaca que vai aumentar este Verão a sua oferta de voos para os Estados Unidos em 15% face a 2022. Serão 124 voos semanais entre Espanha e os EUA.
O grande destaque da oferta da Iberia para os EUA é a retoma das rotas sazoanis de Verão para Washington e São Francisco, a primeira com quatro voos por semana e a segunda com três frequências semanais.
A Iberia programou dois voos diários para Nova Iorque a partir de Março, dois voos diários para Miami, um voo diário para Chicago e um voo diário para Boston.
Para Dallas, a companhia aérea vai aumentar a oferta de quatro para cinco voos por semana em Abril, para seis em Maio e sete entre Junho a Outubro.
A rota de Los Angeles terá quatro voos por semana em Abril e sobe para cinco por semana de Maio a Outubro. Além de aumentar a frequência, a Iberia vai operar esta rota com sua maior aeronave, o Airbus A350, com capacidade para 359 passageiros.
Ver também: