O director da Iberojet em Portugal, António Loureiro, revelou hoje que está a analisar a possibilidade de abrir uma rota entre Lisboa e Havana e aumentar as ligações ao Cayo Santa Maria para dois voos por semana já no próximo Verão.
António Loureiro admite que a operação de um voo Lisboa – Havana necessita de uma estratégia robusta e “outra sustentabilidade”, para concorrer com a ampla oferta de voos disponível entre Madrid e a capital cubana, mas acredita que poderá funcionar.
“Havana para mim é o destino natural de Cuba”, mas é necessário analisar o potencial comportamento do mercado de Lisboa perante um voo directo para a capital de Cuba, “que eu acho que funcionaria”, afirmou o director-geral da companhia aérea do Grupo Ávoris em Portugal.
Este Verão, a Iberojet transportou mais de 16 mil passageiros entre Portugal e Cuba, com dois voos por semana de Lisboa, um para Varadero e um para Cayo Santa Maria.
Para o próximo ano, “o objectivo é crescer 10% em número de passageiros”, mantendo os voos para Varadero e acrescentando mais um voo por semana para Cayo Santa Maria nos meses de Julho e Agosto, revelou António Loureiro.
Além do reforço de número de voos em Julho e Agosto, a Iberojet também planeia antecipar o começo da operação para Cayo Santa Maria no próximo Verão. Clique para ler: Travelplan antecipa começo dos charters para Cayo Santa Maria para 24 de Março.
O director-geral da Iberojet em Portugal revelou ainda que está a negociar a alteração da tipologia do voo para Cayo Santa Maria, passando de charter para operar “quase como um voo regular”, com apoio do Governo de Cuba.
António Loureiro falava numa apresentação da Embaixada de Cuba para agências de viagens e operadores turísticos esta segunda-feira no hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.

Chegadas de portugueses em crescimento
No evento, a conselheira de Turismo da Embaixada de Cuba em Espanha e Portugal, Niurka Pérez Denis, revelou que o mercado português subiu a 9º maior emissor de turistas para Cuba este ano.
De Janeiro a Setembro, Cuba recebeu 28.126 turistas portugueses, o que corresponde a um aumento de 7,8% ou 2.036 visitantes em relação ao período homólogo de 2019.

Novo Vila Galé em Havana em 2026
O evento contou a participação do presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, que destacou a previsão de inaugurar em meados de 2026 um novo hotel em Havana, num edifício que está actualmente em construção, na icónica avenida Malécon, e que terá cerca de 500 quartos.
A Vila Galé chegou a Cuba em 2023 com o resort Vila Galé Cayo Paredón e, este ano, expandiu a sua presença com mais três unidades hoteleiras: um hotel em Havana (Vila Galé Havana Express Park View) e dois resorts de praia (Vila Galé Tropica Varadero e Vila Galé Cayo Santa Maria).
Para Jorge Rebelo de Almeida, “Cuba é um país incrível que nos ensina a sermos felizes”, porque, “mesmo com todos os problemas que têm, as pessoas são simpáticas, estão sempre de sorriso na cara a receber-nos com simpatia” e “tem excelentes profissionais”.
O presidente da Vila Galé frisou que Cuba “está a atravessar uma fase difícil, com este embargo que já se arrasta há muitos anos”, mas acrescentou que, depois de ter estado na Bolsa Turística Destinos Gaviota 2025, em Cayo Santa Maria, concluiu que “a divulgação que se faz das dificuldades de Cuba é muito maior do que a realidade”.

O embaixador de Cuba em Portugal, José Ramón Saborido Loidi, destacou a importância da cooperação entre Cuba e as agências de viagens e operadores turísticos, que tem vindo a aumentar. “Este encontro de hoje é prova disso. É uma oportunidade para construir alianças com benefícios mútuos que promovam um turismo inclusivo, sustentável e de qualidade”, acrescentou o embaixador.
O papel dos agentes de viagens “é fundamental para que mais pessoas descubram Cuba e vivam a sua magia”, sublinhou José Ramón Saborido Loidi.
Ver também:
Recuperação do turismo cubano passa por Varadero e Portugal
Para aceder ao site da Iberojet clique aqui.