spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Iberia estreia nova gama do Airbus A350, “mais eficiente e confortável”

A Iberia apresentou hoje em Madrid o avião Airbus A350 Next, nova gama deste modelo do fabricante europeu, que foi apresentado como “mais um passo em frente em conforto e sustentabilidade”, segundo Paula Lafora, head of customer experience, design and delivery da companhia espanhola do IAG.

Maria Caldeira, aircraft interiors specialist Iberia, e Paula Lafora, head of customer experience design and delivery Iberia

O primeiro avião desta nova categoria, com a matrícula EC-NXE, foi entregue à Iberia em finais de Novembro, que o apresentou à imprensa ontem e hoje nas suas instalações na capital espanhola.

Ao entrar na aeronave pela porta dianteira, a primeira sensação é de maior amplitude de espaço, uma vez que estamos na cabina Executiva e só existem compartimentos para bagagens por cima dos lugares à janela, deixando a área central do tecto livre.

Mas o aumento do espaço livre não é apenas uma sensação. Os próprios assentos da classe Executiva são maiores, designadamente mais cinco centímetros em comprimento quando estão totalmente reclinados.

Outra novidade na Executiva do A350 Next, que inclui 31 lugares tal como o modelo anterior do A350, é a possibilidade de deslizar uma porta para criar uma divisão individual e assim ganhar mais privacidade.

Já nos 28 assentos da cabina Económica Premium, mais quatro que no modelo anterior, a Iberia procurou oferecer mais privacidade e conforto aos passageiros com um encosto para a cabeça com laterais ajustáveis.

 

Em classe Económica, apesar de manter os mesmos 293 lugares que o modelo anterior, o A350 Next oferece mais um centímetro de largura por lugar, “algo que parece pouco, mas permite uma melhoria no conforto dos passageiros”, frisou Paula Lafora.

 

O que há em comum nas três cabinas é a aposta num sistema de entretenimento moderno, o IFE Next da Panasonic, com todos os monitores individuais com resolução 4K, variando apenas a sua dimensão consoante a cabina, tecnologia bluetooth para emparelhar auriculares e centenas de opções de filmes, séries, documentários, músicas e jogos.

Outras características comuns às três cabinas são a iluminação ajustável para os diferentes momentos da viagem e a construção das casas-de-banho com superfícies antibacterianas e torneiras activadas por movimento.

Além da aposta no conforto, o novo A350 Next também oferece melhorias a nível operacional, designadamente por ser mais leve cerca de uma tonelada face ao modelo anterior, devido a melhorias estruturais e utilização de materiais mais leves, o que permite reduzir o consumo de combustível.

Outras novidades que tornam este modelo mais eficiente são as novas posições de ajuste dos flaps para a descolagem e a recolha mais rápida do trem de aterragem, permitindo menor resistência aerodinâmica.

O avião apresentado hoje, o “Ciudad de Quito”, é apenas o primeiro desta gama que a Iberia recebeu. O segundo chegará hoje a Madrid e, até Fevereiro de 2023, a companhia vai reconfigurar dois dos seus A350 do modelo anterior para terem as mesmas condições que os novos. Estes dois aviões que serão reconfigurados, actualmente só têm classes Económica e Económica Premium.

A Iberia receberá ainda mais dois A350 Next em 2023 e mais dois em 2024, ficando com oito A350 desta categoria e 12 da gama anterior.

Os aviões A350 Next estão a operar as rotas de Londres, Nova Iorque e Buenos Aires, mas serão progressivamente colocados em outras ligações.

Ver também:
Iberia recupera toda a sua capacidade pré-pandemia este Inverno

A nova experiência de voar com a Iberia, cada vez mais sustentável

O PressTUR viajou a convite da Iberia

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img