spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

IATA vai criar matchmaker para fornecedores de SAF e companhias aéreas

A International Air Transport Association, IATA, vai criar o Sustainable Aviation Fuel Matchmaker, uma plataforma para conectar os fornecedores de SAF às companhias aéreas, a partir do primeiro trimestre de 2025.

“A nossa visão é criar uma plataforma de matchmaking transparente, eficiente e acessível que vá acelerar o consumo de SAF à medida que a indústria da aviação evolui no sentido das zero emissões de CO2 a partir de 2050”, indicou Marie Owens Thomsen, vice-presidente sénior para a Sustentabilidade e chief economist da IATA, citada em comunicado.

O anúncio desta plataforma foi feito durante o World Sustainability Symposium, WSS, e a associação detalhou os três pontos fundamentais do SAF Matchmaker, a conectividade, a visibilidade e a eficiência.

A plataforma vai promover a conectividade entre produtores de SAF e companhias aéreas, através da divulgação dos volumes de SAF disponíveis e planeados, por parte dos produtores, e a através da manifestação de interesse por parte das companhias. Os negócios subsequentes ao ‘match’ vão ser feitos fora da plataforma.

No que concerne à visibilidade, a plataforma vai contar com informação abrangente sobre o SAF disponível, como o seu volume, as matérias-primas utilizadas, a sua localização e tecnologia de produção, as reduções nas emissões, e o cumprimento do Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) ou a Renewable Energy Directive, da União Europeia, EU RED.

Finalmente, a sua eficiência como plataforma centralizada, que simplifica o processo da procura de SAF através da ligação entre os fornecedores e as companhias aéreas, o que também facilita a criação/recolha de dados para análises de mercado.

Inicialmente, a plataforma vai dedicar-se às companhias aéreas e fornecedores de SAF, sendo que está prevista, no futuro, a participação de governos e outros interessados em adquirir SAF fora da indústria da aviação.

Veja também: Programa de sustentabilidade da WTTC ultrapassa as 5.000 propriedades

Saiba mais sobre a IATA no seu site.

- Publicidade-
- Publicidade -spot_img