Os portugueses despenderam em Janeiro 316,68 milhões de euros em turismo no estrangeiro, segundo informou hoje o Banco de Portugal, cujos dados mostram que se trata do maior montante de sempre de importações de viagens e turismo num primeiro mês do ano.
Assim, tanto em exportações (para ler clique: Receitas turísticas portuguesas começam 2024 com aumento em 11,2%) como em importações, Portugal começou 2024 com valores máximos, dando sequência às tendências desde o final da pandemia de covid-19.
Os dados do banco central permitem ver que, em plena época baixa das viagens dos residentes em Portugal, os gastos dos portugueses em viagens e turismo no estrangeiro aumentaram 22,5 milhões de euros ou 7,7% em um ano.
Os mesmos dados mostram que a distância para Janeiro de 2019, pré-pandemia, também aumentou para 43,8 milhões de euros, traduzindo um aumento em 16,1%.
O maior montante mensal de gastos dos residentes em Portugal em turismo no estrangeiro continua a manter-se em 808,7 milhões de euros, valor contabilizado pelo Banco de Portugal em Julho do ano passado.
Ver também:
Turismo contribuiu com mais de mil milhões de euros para equilíbrio das contas externas portuguesas
Turistas espanhóis reduziram este Janeiro os gastos em Portugal
Receitas turísticas portuguesas começam 2024 com aumento em 11,2%
Para aceder ao site do Banco de Portugal clique aqui.