Os funcionários da empresa de handling Portway começam hoje, dia 19, uma greve ao trabalho suplementar nos aeroportos portugueses, a que acrescentam uma paralisação total nos dias 30 e 31 de Julho e 5 e 6 de Agosto.
Em comunicado citado pela agência Lusa, os sindicatos Simamevip, Sindav, Sitava e STHA especificaram que a greve “a todo o trabalho suplementar” decorrerá a partir de hoje, enquanto a greve “ao trabalho em dia feriado que seja dia normal de trabalho” terá início a 1 de Agosto, em ambos os casos por tempo indeterminado.
Os sindicatos dizem que a Portway/Vinci “entendeu não prosseguir um caminho de diálogo, provocando uma situação de conflito” e levando à apresentação, hoje, do pré-aviso de greve, “por trabalho digno e com direitos” e em resposta ao que classificam como um “ataque” por parte da empresa, segundo a notícia da agência Lusa citada na imprensa portuguesa.
A Portway, por sua vez, disse em comunicado que não reconhece fundamentos para a greve e garante que cumpre o Acordo de Empresa (AE) no que diz respeito ao trabalho em dia feriado.