spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

FIA Lisboa começa amanhã

A 36ª edição da FIA Lisboa – Feira Internacional de Artesanato vai começar amanhã, 29 de Junho e decorre até dia 7 de Julho, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, com Braga como munícipo convidado, e com a primeira participação do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A FIA Lisboa, descrita em comunicado como a maior feira de artesanato da Península Ibérica, é promovida pela Fundação AIP em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. O certame vai contar com mais de 500 expositores numa área de mais de 30.000 metros quadrados, que também incluem uma zona dedicada à gastronomia e a performances musicais.

A inauguração oficial está marcada para as 15h do dia 1 de Julho.

As áreas em exposição, nos pavilhões 2 e 3, vão estar disponíveis para o público todos os dias a partir das 14h30, encerrando às 23h de segunda a quinta-feira e ao Domingo, e à meia-noite à sexta-feira e ao Sábado.

O Euro 2024 não vai deixar de estar presente, com uma área dedicada no pavilhão 4, onde se encontra a área da gastronomia, com transmissão de jogos em ecrã gigante.

Para saber mais sobre o calendário de actividades, que incluem workshops, conferências e trabalhos ao vivo, consulte a agenda no site da FIA.

Braga será o município convidado.

Os visitantes vão ter a oportunidade de participar num “diversificado programa turístico-cultural, que oferece uma jornada desde a pré-história até aos dias actuais da cultura minhota”, indica o comunicado do município minhoto.

O stand de Braga, no pavilhão 2, vai contar com instrumentos musicais típicos da cidade, como o cavaquinho e a viola portuguesa, trajes tradicionais do Baixo Minho, com destaque para a capotilha que é celebrada em eventos como as Festas de São João, e ainda os característicos Cabeçudos.

A cestaria e a cerâmica, bem como os lenços de namorados do Minho, vão estar representados no stand da cidade, que também vai promover actuações de grupos musicais de Braga.

O Turismo do Alentejo e do Ribatejo vai marcar presença na FIA pela primeira vez, com o stand 2C09 no pavilhão 2.

Este stand, segundo o comunicado da entidade de promoção turística das duas regiões, vai “representar as tradições de quem se dedica ao artesanato das duas regiões”, permitindo que os visitantes assistam ao “trabalho ao vivo dos artesãos e artesãs”.

O Cante Alentejano vai estar representando com actuações ao Sábado.

Particularmente do Alentejo, marcam presença os ofícios da “olaria pedrada e os bordados de Nisa, o figurado de Estremoz, o trabalho em ferro forjado da Vidigueira, as flores em papel de Campo Maior e os capotes de Évora”.

Do Ribatejo, vai estar representado “o trabalho em brunho de Santarém, as artes decorativas e a pintura de Almeirim, e os trabalhos em lã da Chamusca”.

No último fim-de-semana vai ser promovido um passatempo através do qual o vencedor da frase mais criativa, por região, será premiado com uma estada de duas noites numa unidade hoteleira.

Veja também: Artesanato da Tunísia vai estar em destaque na FIA Lisboa 2024

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img