A feira de turismo Africa’s Travel Indaba, em Durban, recebeu 9.280 participantes, mais 7% que em 2023, que realizaram cerca de 24 mil reuniões com os 1.200 expositores da oferta turística de todo o continente africano presentes no evento.
“O impacto económico directo na cidade foi de 226 milhões de rands [11,3 milhões de euros ao câmbio de hoje], com um efeito de arrastamento que contribuiu com mais 333 milhões de rands [16,7 milhões de euros]”, afirmou Winile Mntungwa, vice-director do Turismo de Durban, citado num comunicado.
“A contribuição global para o PIB da cidade ultrapassou os 500 milhões de rands [25 milhões de euros], o que indica benefícios económicos significativos e a criação de mais de 1 000 postos de trabalho, especialmente para os jovens”, acrescentou o responsável do Turismo de Durban.
Citado na mesma nota, a directora executivo do Turismo da África do Sul, Nombulelo Guliwe, destacou o aumento de 9% do número de países africanos participantes na feira Africa’s Travel Indaba. “O aumento significativo reflete o crescimento robusto do setor do turismo africano”, afirmou Nombulelo Guliwe.
O evento realizou-se em Durban, na região de KwaZulu-Natal. Para o director de Operações do Turismo de KwaZulu-Natal, Phindile Makwakwa, “é a região mais adequada para acolher a Africa’s Travel Indaba, dada a experiência multicultural e o significado histórico da província, a grande variedade de produtos e experiências turísticas, os locais e instalações capazes e de qualidade e o nosso povo caloroso”.
Citado na mesma nota, John Aritho, diretor de Operações do Centro Internacional de Convenções Inkosi Albert Luthuli (Durban ICC), onde decorreu o evento, destacou o empenho da organização para que “a feira contribua para a economia local de uma forma sustentável”, razão pela qual são integrados “os estudantes da Universidade de Tecnologia de Durban e os chefes de cozinha locais, proporcionando-lhes formação e oportunidades para participarem no evento”.
O Departamento de Turismo da África do Sul financiou a participação de 120 pequenas, médias e microempresas (PME) na feira. Todas as províncias sul-africanas que participaram na feira também apoiaram várias PME, dando-lhes acesso aos vários compradores internacionais presentes.
O evento recebeu compradores internacionais de 55 países, incluindo de Portugal (Pinto Lopes Viagens e Quadrante), representantes de operadores turísticos, agências de viagens, agências de marketing de destinos, agências de viagens online e companhias aéreas.
Ver também: Turismo português para a África do Sul começa o ano a crescer 13,4%
O PressTUR participou na Indaba a convite do Turismo da África do Sul
Para aceder ao site da Indaba clique aqui.
Para mais notícias clique: Empresas&Negócios