O município de Faro, no Algarve, que cobrava uma taxa turística de 1,5 euros durante a época alta, aumentou esse valor para 2 euros e alargou a medida aos meses de Inverno com um valor mais baixo, de 1 euro.
Na época alta, de 1 de Março a 31 de Outubro, a taxa sobe 0,50 cêntimos e alcança os 2 euros por pessoa, por noite. Na época baixa, de 1 de Novembro ao último dia de Fevereiro, passou a ser cobrada uma taxa turística de 1 euro.
O município de Faro vai ainda aumentar a idade mínima para a cobrança da taxa, de 13 para 16 anos, de acordo com um comunicado da autarquia, citado pela agência Lusa.
A taxa turística é aplicada a dormidas remuneradas em empreendimentos turísticos ou estabelecimentos de alojamento local, localizados na área geográfica do Município de Faro, por noite, até ao máximo de sete noites seguidas por pessoa e por estada.
Estão isentos do seu pagamento os estudantes portugueses e estrangeiros que ingressem na Universidade do Algarve e utilizem unidades de hotelaria, alojamento local ou parques de campismo e de caravanismo, durante o ano lectivo, desde que comprovem o seu estatuto de estudantes.
Estão também isentos hóspedes que estejam no município para actos médicos, estendendo-se a isenção a um acompanhante, desde que seja apresentado comprovativo da marcação ou prestação de serviços médicos.
A isenção aplica-se ainda a realojamentos em casos de catástrofes e intempéries declaradas, a profissionais de educação, saúde e de forças de segurança a desempenhar funções no concelho em regime de permanência e que utilizem alojamento durante o período de vigência do contrato.
Igualmente isentos estão os residentes no concelho de Faro que utilizem empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local, parques de campismo e parques de caravanismo, desde que apresentem documento comprovativo de residência.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da Câmara de Faro clique aqui.