O operador turístico Soltour divulgou que registou um aumento de 16% nas vendas para viagens durante o período da Páscoa, em comparação com o período homólogo de 2022, tendo reduzido o número de destinos e aumentado a capacidade em produtos com maior potencial.
Encarna Jiménez, directora de produto da Soltour, citada em comunicado afirmou que “este ano reduzimos o número de destinos para onde viajámos, mas aumentámos o número de lugares, quase duplicando o número face ao ano passado, nos destinos com maior potencial”. A directora acrescentou ainda que “com as nossas operações locais, a partir das duas maiores cidades portuguesas, apoiamos as agências de viagens ao mesmo tempo que trazemos viagens a todos os portugueses de uma forma muito mais simples e acessível”.
Por sua vez, Juan Miguel Ramón Ferrutxe, director financeiro da Soltour Travel Partners, afirmou que “estamos realmente satisfeitos, porque esta estratégia reforçou a nossa posição no sector com mais 16% de vendas do que em 2022, mantendo uma taxa média de ocupação de 180 lugares por voo em cada partida, duplicando assim o número de lugares por destino oferecidos face a 2022”.
Os destinos mais procurados pelos portugueses foram as ilhas espanholas de Mallorca e Tenerife, bem como Punta Cana, na República Dominicana, e Cancun, no México, o que sugere que o público português continua interessado nas Caraíbas, mas também opta por destinos geograficamente mais próximos durante esta época do ano.
A duração média das viagens é de sete dias, o que reflecte o produto do operador, com pacotes fechados com voo e alojamento.
O comunicado da Soltouri indica ainda que “a maioria das reservas foi feita com pelo menos um mês de antecedência, representando as vendas de última hora uma fatia muito inferior face aos anos anteriores”.