- Publicidade -
- Publicidade -

CTP confia que ministro da Administração Interna vai resolver problemas nos aeroportos

Após uma reunião com o ministro da Administração Interna, Luís Neves, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, declarou-se confiante numa “solução rápida e eficaz” para os problemas nos aeroportos.

“Depois desta reunião, estamos confiantes com este ministro da Administração Interna, que demonstrou conhecimento do problema e nos deu garantias de firmeza, competência e liderança para encontrar uma solução rápida e eficaz, que não coloque em causa a época alta turística e evite a continuação da péssima imagem do País que os problemas nos aeroportos estão a passar para o exterior”, afirmou Francisco Calheiros, citado num comunicado.

A nota de imprensa sublinha que a CTP “está muito preocupada com a continuação dos atrasos e largas filas de espera nos aeroportos em Portugal, nomeadamente em Lisboa, Faro e Porto, devido aos problemas com o Sistema de Entrada/Saída de passageiros de fora da União Europeia (EES)”.

“O actual ministro Administração Interna assumiu o cargo há três meses, mas este problema nos aeroportos já se arrasta há muito mais tempo, tendo a CTP já reunido com as anteriores ministras da tutela, sem que nada de concreto tenha acontecido”, referiu o presidente da CTP.

De acordo com a Confederação, O ministro da Administração Interna “mostrou a sua preocupação sobre os problemas com o sistema de controlo de fronteiras, assegurando que existe uma estreita articulação com ANA – Aeroportos e que o Governo tomará todas as medidas para evitar constrangimentos no Verão, como por exemplo o aumento de efetivos da PSP nos aeroportos nacionais, para que a época alta do Turismo decorra de forma normal”.

O EES é um novo sistema de recolha de dados biométricos para passageiros a viajar de e para o Espaço Schengen, que começou a ser implementado a 12 de Outubro de 2025, tendo provocado longas filas de espera no controlo fronteiriço nos aeroportos portugueses.

Para ver mais clique: Empresas e Negócios

Para aceder ao site da CTP clique aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -