spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Compra da Air Europa pelo IAG teria “efeitos adversos” para os passageiros – Comissão Europeia

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a aquisição da Air Europa pelo IAG teria provocado “efeitos adversos” para os passageiros a nível de “aumento de preços ou diminuição da qualidade dos serviços”.

A responsável pela política de concorrência da Comissão Europeia afirmou em comunicado que o negócio “teria afectado negativamente a concorrência num grande número de rotas domésticas, de curta e longa distância dentro, para e a partir de Espanha, nas quais as duas companhias aéreas competem estreitamente”.

“Estávamos preocupados com o facto de a transacção poder ter provocado efeitos adversos para os passageiros – tanto clientes empresariais como consumidores – em termos de aumento de preços ou diminuição da qualidade dos serviços”, acrescentou a vice-presidente executiva da Comissão Europeia.

O IAG propôs à Comissão um pacote de remédios que consistia em ceder a outras companhias aéreas 52% dos slots da Air Europa. Contudo, “tendo em conta os resultados do teste de mercado, os remédios apresentados não abordaram totalmente as nossas preocupações em matéria de concorrência”, frisou Margrethe Vestager.

Foi a segunda vez que a Comissão foi solicitada a avaliar a aquisição da Air Europa pelo IAG, ao abrigo das regras de controlo de concentrações da União Europeia, depois da primeira tentativa ter falhado em 2021, devido às preocupações concorrenciais de Bruxelas.

“A Air Europa está hoje numa posição mais forte do que estava em 2021, pelo que o desafio de identificar remédios adequados foi ainda maior do que em 2021”, salientou Margrethe Vestager.

A Comissão Europeia destaca em comunicado  que o IAG detém várias companhias aéreas, incluindo a Iberia e a Vueling, e é a maior operadora aérea em Espanha, enquanto a Air Europa é a terceira maior companhia aérea do país.

Até à renúncia do negócio por parte do IAG, “as discussões com as empresas e o pacote de remédios proposto não conseguiram dar uma resposta adequada às preocupações em matéria de concorrência identificadas pela Comissão”, sublinha a nota de imprensa.

A Comissão Europeia acrescenta que abriu uma investigação aprofundada sobre a transação proposta em 24 de Janeiro de 2024 e enviou uma comunicação de objeções ao IAG em 26 de Abril de 2024.

O IAG anunciou na sexta-feira, dia 2 de Agosto, a desistência do negócio. O grupo tem uma participação de 20% na Air Europa e propunha pagar 400 milhões de euros para comprar as restantes acções da companhia aérea do grupo Globalia (clique para ler: IAG desiste da compra da Air Europa).

Ver também:

Air Europa vai manter o seu plano estratégico, após renúncia do IAG

Volotea e Group Abra terminam aliança após fim do acordo entre IAG e Air Europa

Para aceder ao site da Air Europa clique aqui.

Para aceder ao site do IAG clique aqui.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -