As chegadas de turistas portugueses ao Dubai em 2023 superaram o ano anterior em 4,9%, revelou hoje em Lisboa Najla Mohammad, do Turismo do Dubai, destacando a importância do mercado, com um estada média de 4,3 noites.
“O mercado português provou ser extremamente constante e estável em 2023”, começou por dizer a manager de operações internacionais do Departamento de Economia do Turismo (DET) do Dubai.
Najla Mohammad falava para uma plateia de representantes de agências de viagens e operadores turísticos em Lisboa, na primeira de duas etapas de um roadshow do Turismo do Dubai, que termina amanhã no Porto.
“Estamos aqui porque contamos com o vosso apoio para nos ajudar a bater os nossos próprios recordes. Não conseguimos sem vocês”, frisou a executiva.
Em declarações ao jornalistas, Najla Mohammad afirmou que o turismo português para o Dubai está “100% recuperado da pandemia” e, em 2023, cresceu 4,9% em relação ao ano anterior.
Com dois voos diários de Lisboa e previsão de retoma ainda este ano das ligações a partir do Porto, a Emirates tem um papel fudamental nas chegadas de portugueses ao Dubai. “Muitos visitantes portugueses escolhem parar no Dubai no caminho para a Tailândia ou para outros destinos de longo curso”, frisou a executiva.
Ainda assim, mesmo que seja um destino de paragem, a estada média dos portugueses no Dubai é elevada, tendo alcançado as 4,3 noites em 2023.
Entre os motivos de visita, Najla Mohammad destaca um factor comum para todos os mercados: a segurança. “O visitante pode ir onde quiser, quer seja uma mulher, uma mãe solteira com crianças, uma família, um homem, qualquer que seja o perfil demográfico, pode ir e passear às 4h da manhã e ninguém vai incomodar”, garantiu.
Outro factor de atacção é que “há de tudo na cidade”, destacou Najla Mohammad, comparando o Dubai a “uma one-stop shop para toda a gente”. Os visitantes “podem ir às montanhas, ir ao deserto, desfrutar das praias, fazer compras, fazer actividades com as crianças, ir a museus, ir à antiga Dubai… a lista é interminável”.
Sobre os portugueses em específico, a responsável do Turismo do Dubai sublinha que “procuram principalmente um pouco mais de cultura que outros mercados”.
Najla Mohammad alertou ainda para a percepção equivocada de que o Dubai é um destino caro. “O Dubai pode ser tão caro ou tão barato quanto as pessoas quiserem que seja”, assegurou a executiva.
Real Madrid World abre este ano
Uma das principais novidades no Dubai este ano é a abertura do Real Madrid World, da Dubai Parks & Resorts. Será o primeiro parque temático dedicado ao futebol, que terá 18 atracções para vários gostos, incluindo uma montanha-russa.
Outras novidades para conhecer no Dubai incluem o One&Only One Za’abeel, o único resort vertical no Dubai. Ligado a este hotel existe o Siro One Za’abeel, uma unidade hoteleira com um novo conceito focado em saúde e bem-estar. No mesmo complexo encontra-se ainda o The Link, onde existem restaurantes com conceitos inovadores.
Entre as novas atracções no Dubai destaca-se ainda o Arte Museum no Dubai Mall. De acordo com Najla Mohammad, este museu “liga tecnologia e natureza, que têm em comum o facto de serem ambos eternos”.
Roadshow em Portugal
O Turismo do Dubai está a apresentar a sua oferta às agências de viagens e operadores turísticos portugueses num roadshow organizado com a agência representante do Dubai em Portugal, a Jervis Pereira.
A primeira sessão decorreu hoje em Lisboa, no Tivoli Avenida da Liberdade, contando com 12 fornecedores (Emirates, Rida International Tourism & Travel, See Dubai Tours, Towers Rotana Hotel, Smart Systems Holidays, Arabian Connection Tourism, Paramount Hotel Dubai, Rotana Hotels & Resots, Nikki Beach Resort and Spa, Dubai Holding Entertainment, Sharaf Tours e Delta Hotels by Marriott Jumeirah Beach Dubai). O evento termina amanhã no Porto.
Ver também:
Dubai bate recorde de visitantes internacionais em 2023
Emirates planeia retomar voos do Porto com avião Airbus A350
Para aceder ao site do Departamento de Economia e Turismo do Dubai clique aqui.