spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Bestravel começa o ano com crescimento de 50% face a 2019

As agências de viagens Bestravel começaram este ano com um aumento de 50% das vendas face ao período homólogo de 2019, pré-pandemia, apesar de terem menos nove balcões que nesse ano, disse o administrador, Carlos Baptista.

Na comparação com o início do ano passado, quando o impacto da pandemia era ainda muito forte devido à variante ómicron, o crescimento está em 104%, disse Carlos Baptista este Sábado em Évora, na 18ª Convenção da Bestravel.

O administrador defende que o aumento do volume de facturação da Bestravel no início deste ano está associado a um crescimento efectivo do número de reservas e não a uma subida generalizada dos preços.

O crescimento do volume de facturação “não reflecte tanto o aumento do preço médio, porque estamos numa fase de campanhas de reservas antecipadas e, por isso, o preço não está assim tão alto”.

Para Carlos Baptista o crescimento deve-se a vários motivos, incluindo “a vingança do consumo” após dois anos de confinamentos e depois de um 2022 em que a incerteza sobre a evolução da pandemia inibiu as reservas antecipadas.

O administrador prevê que o ritmo de vendas deverá abrandar ao longo do ano, mas, ainda assim, espera fechar 2023 com “um crescimento a dois dígitos”.

“Há um aumento de oferta brutal”

Sobre a programação disponível no mercado, Carlos Baptista salientou que este ano “há um aumento de oferta brutal”, depois de em 2022 os operadores turísticos terem estado “mais contidos” devido às incertezas sobre a evolução da pandemia.

O administrador diz que não fala ainda de excesso de oferta, mas admite que possam existir “ajustes nas operações”.

Rentabilidade será o maior desafio na BTL

O administrador da Bestravel perspectiva que a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 1 a 5 de Março, voltará a ter um grande momento de vendas durante o fim-de-semana, designadamente porque os operadores criaram mais campanhas de promoções para o evento que no ano passado.

A grande questão para Carlos Baptista será a rentabilidade, uma vez que também estarão presentes mais agências de viagens que em 2022.

A Bestravel voltará a estar presente no stand da APAVT, no Pavilhão 4, mas terá menos cinco balcões que em 2022, com um total de 12 pontos de venda.

Solférias foi o fornecedor nº1 para a Bestravel

Do total de vendas realizadas pelas agências Bestravel este ano, 72% foram produtos de parceiros estratégicos, uma ‘fatia’ que “esperamos aumentar” em 2023, indicou Carlos Baptista.

Em 2022, a Bestravel teve 28 parceiros estratégicos e este ano já acrescentou dois, designadamente a Travelplan e a Icárion.

A Solférias foi o maior fornecedor entre os operadores turísticos em volume de vendas pelas agências de viagens Bestravel em 2022, seguido pela Soltour, Newtour (Soltrópico e Egotravel), TUI e Ávoris (Jolidey e Travelplan).

O destino mais vendido pelas agências de viagens Bestravel no ano passado foi Portugal, com cerca de 10 milhões de euros de facturação. Seguiram-se Espanha, Cabo Verde, República Dominicana e México.

No início deste ano, a Solférias mantém a liderança entre os maiores operadores em volume de vendas pelas Bestravel, seguida pela Ávoris (Jolidey e Travelplan), que recuperou. Seguem-se a MSC Cruzeiros, a TUI e a Newtour (Soltrópico e Egotravel).

Ver também:

Bestravel perspectiva superar os 50 balcões até final de 2024

Todas as agências de viagens Bestravel serão Checked by DECO – Carlos Baptista

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -