A companhia aérea brasileira Azul inaugurou duas rotas entre o Brasil e o Porto em quatro dias, de Campinas (São Paulo), no dia 1 de Junho, e de Recife, no dia 4.
A mais recente inauguração, Porto – Recife, é uma rota que a Azul vai operar duas vezes por semana, às quartas e sextas, em avião Boeing B767 com 259 lugares, incluindo 14 em classe Executiva.
A nova rota permite “estreitar os laços históricos com Portugal” e abrir “novas portas para o turismo, os negócios e as conexões culturais entre as duas cidades”, afirmou João Campos, prefeito de Recife, citado num comunicado.
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, falou sobre a comunidade portuguesa emigrante no Estado de Pernambuco, ligada ao sector da construção, para destacar que a nova rota da Azul “facilitará este tipo de investimentos e alavancará outros dele derivados”.
Os novos voos da Azul entre o Porto e esta cidade do Nordeste do Brasil permitem dar um “novo impulso ao vínculo especial que une as duas cidades” desde 1981, quando “foi estabelecido acordo de geminação entre o Município do Porto e a Prefeitura de Recife”, acrescentou Rui Moreira.
O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, recordou que “o mercado português é prioritário para o turismo brasileiro”, sendo “um dos maiores emissores de turistas”.
A nova ligação da Azul entre Porto e Recife potencia “a posição do Nordeste como um dos hubs mais relevantes do Brasil” e permitirá levar “mais turistas europeus” para a região, acrescentou Marcelo Freixo.
O director-geral da gestora aeroportuária AENA, Joaquín Rodríguez, sublinhou que a nova ligação contribui para “o desenvolvimento económico” e representa “mais um marco na consolidação do Aeroporto Internacional do Recife como um dos principais pontos de conexão entre o Brasil e a Europa”.
Em horas locais, os voos partem de Recife às quarta-feiras às 20h e às sextas-feiras às 21h15, e chegam ao Porto às 8h e às 9h15 do dia seguinte. Do Porto, os voos partem às quintas-feiras às 10h35 e aos Domingos às 7h25, e chegam a Recife às 14h40 e às 11h30.
O comunicado indica que a Azul transportou de e para Recife, os primeiros três meses deste ano, 787.655 passageiros.
Em 2024, o aeroporto contou com uma oferta de 3,8 milhões de lugares e 29 mil partidas, de acordo com a mesma nota.
No Domingo, dia 1 de Junho, a Azul inaugurou uma ligação entre Campinas (São Paulo) e o Porto, com três voos por semana em avião Airbus A330 com 298 lugares, incluindo 34 em Executiva. Clique para ler: Azul estreia ligações São Paulo – Porto “com 100% de ocupação”.
Na semana passada, a Azul fez um pedido de reestruturação financeira sob o Chapter 11 dos Estados Unidos, para reduzir a sua dívida, para o qual contará com o apoio da United e da American Airlines. Clique para ler: United e American Airlines apoiam reestruturação financeira da Azul.
Para aceder ao site da Azul clique aqui.