A ANCAT, Associação Nacional de Condutores de Animação Turística, vai celebrar o seu 7º aniversário a 1 de Setembro, com desfiles de tuk tuks em Lisboa, Sintra e no Porto, gratuitos para cidadãos portugueses.
A partir das 17h30 de 1 de Setembro, os cidadãos portugueses podem viajar gratuitamente, com a família, em tuk tuks ou viaturas de animação turística não pesada, até 9 lugares, no desfile da ANCAT, que decorre simultâneamente em Lisboa, Sintra e no Porto.
O itinerário do desfile de Lisboa começa na Alameda Edgar Cardoso -Estufa Fria, e segue para o Marquês de Pombal, Av. Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua Áurea, Rua da Conceição, Sé Catedral, Santa Luzia, Portas do Sol, Graça, Senhora do Monte, Rua Voz do Operário, Igreja de S. Vicente de Fora, Panteão Nacional, Rua do Remédios, Praça do Comércio, Praça do Município, Rua Nova do Almada, Largo do Carmo, e termina no Rossio.
Em Sintra, o percurso começa na Volta do Duche – Parque da Liberdade, e continua pela Rua Miguel Bombarda, Rua Alfredo da Costa, Rua Miguel Bombarda, Estrada Chão de Meninos, Rotunda do Ramalhão, Rua Tude de Sousa, Calçada de São Pedro , Rua Marechal Saldanha, , Estrada da Pena, Calçada da Pena, , Calçada de São pedro, Rua Visconde Monserrate, e termina na Volta do Duche.
No Porto, o desfile tem início no Palácio de Cristal, e passa pela Cordoaria, Clérigos, Catedral, Batalha, Rua de Santa Catarina, Aliados, Trindade, Leões, Hospital de Santo António, antes do regresso ao Palácio de Cristal.
Situação nos três municípios
A associação, no comunicado relativo ao seu 7º aniversário de actividade, que vai ter desfiles em Lisboa, no Porto e em Sintra, fez um balanço sobre a actividade das empresas que representa.
Em Lisboa, a ANCAT descreve que “se encontra em franco diálogo” com a autarquia de Carlos Moedas e com o Turismo de Portugal, abordando as “mudanças legais necessárias para um funcionamento harmonioso entre a mobilidade e o direito à circulação, com a criação de 250 parques de estacionamento”.
No Porto, a associação dá conta que “a Câmara de Rui Moreira já apresentou publicamente um regulamento próprio dando a possibilidade apenas a cinco empresas de actuarem no centro histórico da Invicta”.
Em relação a esta proposta, a ANCAT alerta que com esta decisão “todas as empresas de turismo não autorizadas deixarão de poder circular” no centro histórico, o que “não recai apenas sobre os veículos vulgo tuk-tuk, pois logicamente também inclui outros tipos de viaturas que prestam serviços a hotéis e alojamento local”, que não vão poder “simplesmente recolher ou deixar clientes, transportá-los a restaurantes, aeroporto, Vale do Douro e outros destinos turísticos da zona Norte”.
O situação em Sintra, nota a associação, ainda aguarda a resolução da providência cautelar apresentada à proposta do regulamento de 2017.
Veja também: Empresas & Negócios
Saiba mais na página de Facebook da ANCAT.