A feira de turismo Arabian Travel Market (ATM) começa já na próxima segunda-feira, dia 1 de Maio, no Dubai, e contará com 10 operadores turísticos portugueses, que terão oportunidade de contactar com mais de 2.000 expositores de 150 países.
Os 10 operadores portugueses convidados pelo Departamento de Economia e Turismo (DET) do Dubai são os seguintes: Exótico Online, Lusanova, Nortravel, Pinto Lopes Viagens, Quadrante, Sonhando, Solférias, Soltrópico, TUI Portugal e YOU Tour Operator.
Esta edição da ATM terá mais 27% de expositores que no ano passado, com aumentos mais acentuados na participação de expositores do Médio Oriente (+24%). Da Europa serão mais 17%, da Ásia, mais 15%, e de África, mais 8,5%.
Nas áreas de Travel Tech e Hotelaria, a ATM 2023 também terá aumentos consideráveis, de 62% e 37,5%, respectivamente.
Entre 1 e 4 de Maio, o evento deverá receber 34.000 participantes, prevê a organização.
30º aniversário da ATM
Em comunicado, a organização da ATM anunciou que vai assinalar a 30ª edição do evento promovendo “um compromisso de sustentabilidade”.
“Além de definir o percurso do evento em direção ao «net zero», este compromisso será acompanhado por um novo manual, que oferece aos participantes um enquadramento para atenuar o seu impacto ambiental antes, durante e após o evento”, diz a nota de imprensa.
A ATM 2023 organizará ainda “um fórum no qual os participantes poderão estabelecer novas ligações, partilhar conhecimentos e apresentar inovações com potencial para acelerar o percurso do sector global das viagens rumo à descarbonização”.
“É adequado que o tema da ATM deste ano se centre na sustentabilidade para construir um futuro melhor para o turismo”, afirmou o CEO do Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, Issam Kazim, citado no comunicado.
“O Dubai deu passos significativos nesta área, com estratégias para reduzir a pegada de carbono e criar uma indústria do turismo mais consciente do ambiente”, acrescentou.
Entre 30 de Novembro e 12 de Dezembro, o Dubai acolherá a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.
Vasyl Zhygalo, director-geral da RX Middle East e director da WTM, IBTM e RX, destacou por sua vez que “a sustentabilidade é cada vez mais importante para a indústria de viagens”.
Já Danielle Curtis, directora da Exposição ME, Arabian Travel Market, sublinhou que a ATM 2023 contará com apresentações de “visões especializadas sobre as tendências de viagens sustentáveis, turismo responsável e uma série de outras questões críticas para o sector”.
Regresso da ILTM e outros eventos
A edição deste ano também marca o regresso da International Luxury Travel Market (ILTM) Arabia, que explorará as tendências e oportunidades do turismo de luxo. Estão marcadas ainda sessões da International Tourism & Investment Conference (ITIC), da International Congress and Convention Association (ICCA) e da Global Business Travel Association (GBTA).
Além da ATM 2023, a ATM Start-up Competition, a ATM Travel Tech, a ILTM Arabia, os GBTA Business Travel Forums, o Buyer Speed Networking, o Influencer Networking Event, os Business Traveller Awards e o Dubai Food Festival vão acontecer sob a Arabian Travel Week 2023, que decorrerá de 1 a 10 de Maio, no Dubai.