A Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV) e os sindicatos espanhóis com representação no sector das agências de viagens assinaram um acordo que prevê um aumento salarial destes profissionais em 8,25% até 2024.
Os aumentos serão de 5% para este ano, com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro, e de 3,25% no ano de 2024, segundo um comunicado da CEAV citado na imprensa espanhola.
Se em 2023 forem superados os volumes de negócio de 2019 em cinco pontos percentuais será feito um pagamento único de 0,5% do salário base e dos suplementos de transporte/teletrabalho. Em 2024, se a melhoria for de 3,25 pontos, o pagamento será de 1,5%.
O comunicado citado na imprensa espanhola indica ainda que, para este ano, a compensação e a absorção só serão aplicadas a trabalhadores que aufiram mais de 32 mil euros por toda a remuneração fixa ilíquida auferida. Em 2024, beneficiarão os colaboradores que ultrapassem os 23.000 euros brutos por toda a remuneração fixa auferida.
O trabalho aos feriados será pago no mês seguinte num valor de 50 euros. A partir do sétimo Domingo e/ou feriado trabalhado em cada ano, o trabalhador receberá 56 euros por cada dia nos anos de 2023 e 2024. No caso de não realizar um dia de trabalho completo receberá a parte proporcional ao tempo trabalhado.
O acordo inclui uma cláusula que possibilita a reforma de trabalhadores com idade igual ou superior a 68 anos, desde que o trabalhador afectado pela extinção do contrato de trabalho reúna os requisitos para ter direito a 100% da pensão de reforma. Esta medida deverá estar vinculada à contratação por tempo indeterminado e a tempo inteiro de pelo menos um novo trabalhador.