spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

André Jordan falece aos 90 anos

O empresário dedicado ao segmento do turismo André Jordan, conhecido pelo desenvolvimento da Quinta do Lago, Vilamoura, e do Belas Clube de Campo, faleceu hoje, sexta-feira, 9 de Fevereiro, aos 90 anos.

A Confederação do Turismo de Portugal, em comunicado, expressou “uma sentida homenagem a André Jordan, conhecido como o ‘pai do turismo português'”, classificando Jordan como “uma referência para todos os empresários da actividade turística, um empreendedor, o obreiro de empreendimentos de referência como Vilamoura, Quinta do Lago e o Belas Clube de Campo.

“Em meu nome e da Confederação do Turismo de Portugal, expresso as nossas sinceras condolências à família de André Jordan. Vou sentir saudades dos nossos almoços, onde passávamos horas a falar sobre turismo. Saudades do seu humor e do seu mundo. Foi sempre uma mais-valia ouvir as suas opiniões e ter em conta a sua vasta experiência”, afirmou o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.

A AHETA, Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algave, relembra o empresário, indicando em comunicado que “o Algarve evoluiu muito, na perspectiva do turismo, com a chegada à região de André Jordan, enquanto promotor do empreendimento mais reconhecido, nacional e internacionalmente, a Quinta do Lago”.

“A sua passagem por Vilamoura deixou igualmente um marco inesquecível, através da sua visão de futuro, em que a qualidade sempre estava na primeira linha”, acrescentou o comunicado.

“O seu coração sempre esteve no Algarve e a prova disso foi a sua decisão, tomada há muitos anos, de querer ser sepultado no cemitério de Almancil, onde há mais de vinte anos adquiriu um espaço para a sua permanência eterna”.

A associação apresenta “sentidas condolências a toda a família e amigos e convida todos os seus associados a participarem nas cerimónias fúnebres que se realizarão, o velório na Basílica da Estrela, Domingo das 18h às 22h e a missa às 10h de segunda-feira, no mesmo local”. O funeral vai decorrer segunda-feira dia 12 de Fevereiro, pelas 15h, na igreja de Nossa Senhora de Fátima de Almancil.

André Jodan nasceu na Polónia em 1933, mas a sua família teve de fugir das perseguições da extrema-direita nazi, e foi criado no Brasil. Veio para Portugal em 1971 e desenvolveu o projecto Quinta do Lago, que depois vendeu e foi para Londres para cargo de administrador da imobiliária Bovis Abroad.

Em 1995 adquiriu a Lusotur, que era proprietária de Vilamoura, que depois vendeu em 2006. Foi também o fundador do Belas Clube de Campo, em Sintra, indica a imprensa portuguesa, que cita a Agência Lusa.

Veja também: Quem é Quem

Saiba mais sobre a Quinta do Lago, Vilamoura, e o Belas Clube de Campo.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img