O Turismo da Alemanha realizou uma apresentação em Lisboa onde revelou as estratégias, os destaques e previsões para este ano, cujo objectivo e conselho para visitantes é ficar mais tempo, ou seja, “Stay Longer”, à boleia do Euro 2024.
O objectivo do Turismo da Alemanha, com o slogan “Stay Longer”, é que o período de estada dos visitantes aumente, e para isso não faltam opções culturais, como os 52 pontos considerados Património Mundial pela UNESCO que a Alemanha dispõe.
A entidade de turismo da Alemanha conta com um microsite dedicado aos espaços UNESCO no país, com informações e sugestões. O Turismo da Alemanha vai destacar opções culturais assentes em quatro componentes: design, arte, vinho e música.
O Euro 2024 é, inevitavelmente, um dos grandes destaques, decorrendo entre 14 de Junho e 14 de Julho, com a selecção nacional de séniores masculina de Portugal a ter jogos em Leipzig, a 18 de Junho, em Dortmund, no dia 22, e em Gelsenkirchen, localidade onde o FC Porto se sagrou vencedor da Liga dos Campeões há 20 anos, no dia 26 de Junho.
Os dois primeiros adversários vão ser, respetivamente, a Chéquia e a Turquia, sendo que o terceiro ainda está por determinar.
Como os jogos só têm 90 minutos, o Turismo da Alemanha sugere que os apoiantes das suas selecções aproveitem o que as cidades têm para oferecer.
A cidade da música de Leipzig é conhecida por ser o berço de Johann Sebastian Bach e a sua ajustada “Rota da Música” é uma opção válida para os visitantes, tal como uma visita à histórica Igreja de São Nicolau, fortemente ligada ao movimento da Queda do Muro.
Além do museu de Bach, também é possível visitar a Ópera de Leipzig, e a Orquestra Gewadhaus, que a 22 e 23 de Junho vai fazer os concertos gratuitos de encerramento de temporada no parque Rosental.
O acesso a Leipzig pode ser feito através de Berlim, que tem ligações directas de Lisboa, do Porto, do Funchal e de Faro.
Na cidade de Dortmund, o Museu do Futebol Alemão é a visita temática ideal para a altura do Euro, sendo que a partir de 11 de Abril e até final da competição, vai promover mais de 60 eventos em diferentes áreas como a literatura, a música, o cinema e o teatro.
Na periferia da cidade encontra-se o Parque Natural Sauerland Rothaargebirge, a cidade de Wuppertal e ainda a cidade de Colónia com a sua famosa Catedral.
Os portugueses podem viajar desde Lisboa, Porto, Faro e Funchal para Dusseldorf e daí seguir para Dortmund, ou para Gelsenkirchen.
Gelsenkirchen, uma cidade com um forte passado industrial que tira partido deste tipo de instalações para converter em parques, como é o caso do Nordsternpark. Esta região do rio Ruhr conta com exemplo de estruturas industriais convertidas como é o caso do Gasómetro de Oberhausen ou do Complexo Industrial da Mina de Carvão Zollverein. Munster e a Versailles de Westfalia, o Castelo de Nordkirchen, também são pontos a não perder.
A apresentação decorreu no Grow.Inc Rooftop em Lisboa.
Veja também: “Boas ligações aéreas” ajudam Alemanha a receber recorde de portugueses
Para aceder ao site do Turismo da Alemanha clique aqui.