O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, superou esta terça-feira a marca dos 15 milhões de passageiros e 100 mil aterragens/descolagens, novos recordes anuais, anunciou a ANA Aeroportos, subsidiária da Vinci Airports.
Nota: notícia actualizada às 13h45 com novos dados enviados hoje pela ANA Aeroportos em comunicado.
O passageiro número 15 milhões viajou ontem na companhia aérea Turkish Airlines, de Istambul para o Porto, anunciou ontem a gestora dos aeroportos no LinkedIn.
O movimento (aterragem/descolagem) número 100 mil foi um voo da TAP Air Portugal de Nova Iorque para o Porto, também ontem, dia 26 de Dezembro.
Em comunicado divulgado hoje, a gestora destaca que, em 2022, o Aeroporto do Porto recebeu mais de 12,6 milhões de passageiros. Ao alcançar os 15 milhões de passageiros este ano, o aeroporto regista um crescimento de cerca de 19% ou 2,4 milhões de passageiros.
Contudo, o anterior recorde de passageiros no Aeroporto do Porto registou-se em 2019, pré-pandemia, com mais de 13 milhões de passageiros. Este ano, o aeroporto superou esse recorde em cerca de 15,4% ou 2 milhões de passageiros.
O comunicado da ANA Aeroportos acrescenta ainda que nas ligações intercontinentais directas o Aeroporto Francisco Sá Carneiro soma este ano mais 51% de passageiros que em 2022.
O Aeroporto do Porto tem voos directos de/para 106 destinos, operados por 30 companhias aéreas. Este ano, a infra-estrutura passou a contar com mais sete companhias aéreas e 17 novas rotas face ao ano passado, acrescenta a nota de imprensa enviada hoje pela gestora dos aeroportos portugueses.
Na publicação feita ontem no LinkedIn, a ANA Aeroportos sublinha que “continua a trabalhar no seu compromisso com a região Norte, impulsionando o aumento da conectividade aérea do aeroporto do Porto, essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade da actividade turística e económica regional e nacional”.
Para mais notícias clique: Aeroportos portugueses
Para aceder ao site da ANA Aeroportos clique aqui.