A Finnair vai suspender a 1 de Maio duas rotas domésticas por razões ambientais e económicas, substituindo-as por ligações rodoviárias em autocarros movidos a biodiesel.
As duas rotas em questão ligam o hub da Finnair em Helsínquia às cidades finlandesas de Turku e Tampere, municípios com cerca de 200 mil habitantes.
Os voos apresentam uma duração prevista de 35 minutos, “mas o tempo real de voo é de cerca de 25 minutos”, especifica a Finnair em comunicado.
A companhia aérea já tinha substituído os voos que operava a meio do dia para estas cidades por ligações em autocarro para reduzir a sua pegada de CO2. Agora decidiu substituir todas as operações.
“Os voos para Tampere e Turku são muito curtos e o número de passageiros relativamente baixo – cerca de 35% de taxa de ocupação – faz com que tenham uma emissão de CO2 mais alta por passageiro do que muitas outras rotas curtas da nossa rede”, afirmou Perttu Jolma, vice-presidente de Rede na Finnair.
Perttu Jolma reconhece que esta decisão vai desapontar os clientes que utilizam este voos e lamenta “o transtorno que isso lhes causa”, mas defende que é necessário “considerar os efeitos económicos e ambientais”.
A Finnair sublinha que a maioria dos seus clientes que chega ao aeroporto de Helsínquia procedente da região de Tampere “já vem de autocarro, comboio ou carro”. Antes da pandemia de covid-19 cerca de 70% dos membros do programa de fidelização Finnair Plus com endereço residencial em Tampere iniciou os seus voos no aeroporto de Helsínquia e não em Tampere, apesar dos vários voos diários disponíveis.
Utilizadores do serviço rodoviário terão prioridade no aeroporto
Assim, a partir de 8 de Maio e ao longo deste Verão, a Finnair terá quatro serviços de autocarro por dia entre Turku e o aeroporto Helsínquia e quatro serviços de autocarro por dia entre Tampere e o aeroporto de Helsínquia.
As viagens de autocarro podem ser adquiridas juntamente com o voo de conexão. “Com a ligação de autocarro incluída na reserva, a Finnair também garante as ligações em caso de atrasos nos horários dos autocarros ou voos”, sublinha a companhia aérea.
A transportadora acrescenta que os clientes que chegarem de autocarro ao Aeroporto de Helsínquia terão acesso a serviços prioritários de check-in, despacho de bagagem e controlo de segurança.
Os autocarros funcionam com biodiesel e têm acesso à internet e carregadores USB.
Os clientes com reservas para estes voos serão contactados directamente pela Finnair e terão opção de escolha entre a ligação em autocarro ou o reembolso do bilhete.