“Os brasileiros não se limitam a uma zona específica e viajam pelo país no seu conjunto”, destacou a vogal do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, em declarações aos jornalistas durante o Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, no Brasil.
“Continuamos a ser um país surpreendente. A Madeira e os Açores são pouco conhecidas no Brasil, e os turistas brasileiros continuam a surpreender-se com essas regiões”, frisou Lídia Monteiro, destacando também a importância deste mercado para o interior de Portugal Continental.
A principal particularidade do Brasil é “a sua afinidade por Portugal, a nossa afinidade cultural com o Brasil é imensa”, enalteceu a vogal do Turismo de Portugal. “Isso tem facilitado, em primeiro lugar, as viagens” e, depois, o facto de poderem decorrer durante todo o ano e em todo o território nacional.
Além de ser um mercado que permite combater a sazonalidade e a concentração turística, Lídia Monteiro destacou que o mercado brasileiro permite trabalhar “produtos turísticos que não são tão fáceis de trabalhar noutros [mercados]”.
“Foi justamente com o mercado brasileiro que começámos a trabalhar o turismo literário, porque é aquele que tem mais afinidade com a língua”, exemplificou.
O turismo literário também já está a ser trabalhado no mercado britânico, “porque é também um mercado, pelas suas próprias características enquanto povo, que tem uma ligação com a leitura muito forte, mas é no mercado brasileiro onde está a expressão maior do turismo literário”.
O PressTUR viajou para o Brasil a convite da TAP e do Festuris
Continua:
Brasil é um dos mercados ‘Big Six’ para Portugal
Ver também:
Turismo de Portugal leva nova campanha de promoção turística ao Brasil
Gastos de turistas brasileiros em Portugal crescem 13,4%, apesar da quebra no alojamento turístico – Lídia Monteiro
“Portugal tem sempre um lugar privilegiado” no Festuris – Lídia Monteiro