O Turismo de Portugal e o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo de Angola assinaram um protocolo de cooperação que inclui a criação de duas escolas-hotéis em Angola, a primeira prevista já para este ano de 2024.
O primeiro dos hotéis-escola a ser inaugurado ainda este ano será na Província de Cabinda, a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, enquanto que para 2025 está prevista a inauguração de instalações semelhantes em Luanda.
Este protocolo, de acordo com o comunicado do Turismo de Portugal, tem como objectivo “investir nas qualificações, valorizar as profissões, atrair e reter talento, capacitar empresas e dotar os profissionais de competências para uma intervenção responsável, sustentável e competitiva”, através da “implementação de um modelo de gestão de uma Escola de Hotelaria e Turismo, configurando-se como Escolas de Hotelaria e Turismo Co-branded com o Turismo de Portugal”.
A estratégia de internacionalização do Turismo de Portugal passa pela expansão para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa através da transmissão de conhecimento, com aposta na formação, atracção e fidelização de talento, aumentando a sua qualidade.
Em relação ao protocolo celebrado que inclui os hotéis-escola, os passos seguintes consistem em “reuniões com a equipa da Direção-Geral de Capacitação e Cooperação (DGCC), do Turismo de Portugal, para definir os pontos de colaboração na nova Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, incluindo protocolos e modelos de gestão conjunta”.
Veja também: Empresas & Negócios
Saiba mais na página do Turismo de Portugal.