Os tripulantes da easyJet vão fazer greve entre 15 e 17 de Agosto, alegando insatisfação pelo “desrespeito pela sua dignidade profissional” por parte da entidade empregadora.
A paralisação de serviço por parte dos tripulantes da easyJet começa às 00h01 de 15 de Agosto e termina às 24h de dia 17, sendo que afecta todos os voos realizados pela companhia, bem como os outros serviços da responsabilidade das tripulações de cabine, em Portugal.
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, SNPVAC, responsável pela convocação da greve, de acordo com a imprensa portuguesa, que cita a Agência Lusa, aponta a insatisfação dos tripulantes pelo “desrespeito pela sua dignidade profissional” e por a empresa ignorar as “inúmeras tentativas” para resolver “questões laboriais e pecuniárias”.
Mais detalhadamente, o sindicato aponta problemas como a falta de estabilidade de escalas, o tratamento discriminatório relativamente aos pilotos nas compensações pela disrupção de Verão, falta de pessoal nos departamentos relevantes, e a pressão para a realização de horas extraordinárias para fins comerciais.
O sindicato denunciou ainda o aumento do número de horas de trabalho, a utilização como regra de instrumentos excepcionais ou de emergência de extensão do horário de trabalho devido à falta de staff, e o cálculo ilegal do subsídio de Natal nos contratos de trabalho intermitente.
Saiba mais: Trabalhadores da SATA estão a planear greve em Agosto e Setembro
Consulte aqui o site da companhia.