A ilha de Tenerife, nas Canárias, começou hoje a cobrar uma taxa turística de 28 euros a não residentes para acederem ao desfiladeiro de Masca, no Parque Rural de Teno.
Os turistas adultos não residentes pagam 28 euros e as crianças têm um desconto de 50%. Para adultos residentes noutras ilhas das Canárias, a taxa será de 3 euros e as crianças pagam metade. Já os residentes em Tenerife terão acesso gratuito, de acordo com o jornal “El Día”.
As receitas da taxa serão investidas na protecção da natureza de Tenerife.
Outras medidas para proteger este espaço natural incluem uma limitação de capacidade a 275 pessoas por dia. O desfiladeiro de Masca recebe mais de 100.000 visitantes por ano.
Além da taxa turística, a partir de Dezembro também será obrigatório viajar de autocarro para chegar ao início deste trilho em Tenerife, de forma a limitar o número carros no espaço envolvente.
O jornal “El Día” avança ainda que medidas semelhantes serão aplicadas noutros espaços naturais em Tenerife, expostos às consequências do excesso de visitantes, incluindo o Parque Rural de Anaga e o Parque Nacional do Teide.
“Quem nos visita tem de valorizar e respeitar as nossas riquezas naturais e culturais, os nossos recursos, e tem de ter clareza sobre as regras para a sua preservação. Além disso, é preciso haver limites para evitar que o turismo transborde”, afirmou há alguns meses a presidente de Tenerife, Rosa Dávila, de acordo com o jornal espanhol “Preferente”.
Para mais notícias clique: Destinos





