A Câmara Municipal de Oeiras vai começar a cobrar uma taxa turística a partir de 15 de Agosto, que será de 1 euro por noite em hotéis e alojamento local.
O município perspectiva arrecadar 200 mil euros por ano com a taxa turística, de acordo com um comunicado.
A autarquia sublinha que pretende “assegurar uma contrapartida da fruição de um conjunto de actividades e investimentos promovidos pelo Município de Oeiras, relacionados com a actividade turística”. O município refere-se a “a preservação ambiental, a salvaguarda do comércio tradicional, histórico e de proximidade, a criação de polos de dinamização cultural e recreativa, a gestão do espaço público, da mobilidade e dos transportes, a prestação de serviços municipais de informação e apoio a turistas, a vigilância, segurança e proteção civil no concelho”.
O município criou uma plataforma tecnológica de suporte à cobrança da taxa, onde os operadores turísticos podem encontrar um manual de utilização, uma lista de perguntas mais frequentes sobre a aplicabilidade da taxa e vídeos explicativos. Para aceder à plataforma clique aqui.
No dia 14 de Agosto será realizada uma sessão de esclarecimentos, no Templo da Poesia no Parque dos Poetas, entre as 12h e as 13h, que será transmitida através das redes sociais do Município.
O comunicado da autarquia de Oeiras acrescenta ainda que existe uma linha de apoio, através do 210 977 400, que serve de suporte sobre a utilização da plataforma e também obter esclarecimentos sobre a cobrança da taxa turística.
Para mais notícias clique: Destinos