A TAP Air Portugal está a aumentar a sua operação de hoje de/para Londres Gatwick, com voos extra e aeronaves de maior capacidade, para transportar os passageiros afectados pelo cancelamento dos voos de/para Londres Heathrow.
O aeroporto de Londres Heathrow, o mais movimentado da Europa, está encerrado devido a um incêndio numa subestação eléctrica, que deixou o aeroporto sem energia, obrigando ao cancelamento de todos os voos.
“De forma a mitigar os efeitos desta situação”, a TAP informou no seu website que “está a aumentar a sua operação de hoje em Gatwick, com voos extra e aeronaves de maior capacidade, para transportar os passageiros afetados pelo cancelamento dos voos de Heathrow [Londres]”.
O aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado da Europa, tendo recebido 83,9 milhões de passageiros em 2024, o que representou um aumento de 5,9% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados do ACI Europe, uma associação de operadores aeroportuários, que representa mais de 600 aeroportos em 55 países.
Na madrugada desta sexta-feira, dia 21 de Março, pelas 2h30, a aeroporto de Londres Heathrow informou na rede social X que estava “a sofrer uma falha de energia significativa” devido “a um incêndio numa subestação eléctrica que abastece o aeroporto”.
“Para manter a segurança dos nossos passageiros e colegas, Heathrow estará encerrado até às 23h59 do dia 21 de Março”, anunciou o gestor aeroportuário, aconselhando as pessoas com voos marcados a “não viajar para o aeroporto” e a contactar a companhia aérea contratada para obter mais informações.
As investigações às causas do incêndio na central eléctrica ainda estão a decorrer, mas o ministro da Energia do Reino Unido, Ed Miliband, afirmou esta manhã à rádio “LBC” que “não há qualquer sugestão de que haja crime, apenas um acidente catastrófico”.
“Neste momento, o foco está em restaurar a energia”, sublinhou o ministro.
Para mais notícias clique: Empresas e Negócios
Para aceder ao site da TAP clique aqui.