A Solférias subiu à liderança dos operadores turísticos em volume de vendas pelas agências de viagens da GEA Portugal, agrupamento líder de mercado, destronando assim a Soltour num ano recorde de facturação do grupo.
As 390 agências de viagens GEA Portugal realizaram compras aos operadores turísticos no valor 73,7 milhões de euros até ao final de Outubro, pré-pandemia, disse o director-geral do grupo, Pedro Gordon, aos jornalistas em Coimbra, durante a 18ª Convenção da GEA Portugal, sublinhando que se tratou de um aumento em 14,4% em relação ao período homólogo de 2019, pré-pandemia.
Depois da Solférias, o segundo maior operador turístico em volume de vendas pelas agências GEA foi a Newblue, do Grupo W2M, que iniciou a actividade este ano em Portugal. Seguiram-se Soltour, anterior nº1, Smytravel, que teve uma aliança com a Soltour, Jolidey, Soltrópico, Nortravel, Viagens Tempo, Viajar Tours e Sonhando.
Pedro Gordon considera que a descida da Soltour de 1º para 3º maior fornecedor está relacionada com dois fenómenos: a introdução de um novo destino pela Solférias e o aparecimento da Newblue, a disputar Caraíbas com a Soltour.
“A Newblue entrou com muita força e tornou-se líder no produto Caraíbas”, sublinhou Pedro Gordon.
Por outro lado, as mudanças no ranking também acontecem porque a Solférias trouxe novos produtos para o mercado que “correram muito bem”, designadamente os pacotes para o novo resort da RIU no Senegal e os programas para o Egipto.
Pedro Gordon destacou que o crescimento da Solférias e da Newblue no ranking da GEA também resultou do aumento da oferta de produto destes operadores, enquanto outros reduziram a sua programação e, assim, “emagreceram a sua facturação”.
Soltrópico e Viajar Tours estão entre os operadores turísticos que reduziram a sua oferta, enquanto a Nortravel terá reduzido a sua produção na GEA porque o seu produto principal ainda não recuperou da pandemia, designadamente os circuitos europeus, “que eram mais 30% do seu volume de vendas”.
A GEA Portugal é o agrupamento líder de agências de viagens em Portugal, com 390 empresas que têm 487 balcões.
Ver também:
Agências de viagens GEA Portugal tiveram “melhor ano de sempre”
Nova estrutura accionista da GEA Portugal permitirá melhorias, garante Pedro Gordon