O Reinvent the Event, evento dedicado à indústria de organização de eventos, vai regressar ao Centro de Congressos do Estoril, a 27 de Outubro, com o tema “Unlocking the Unexpected”.
O Reinvent the Event apresenta-se como “um dia inteiramente dedicado aos profissionais de eventos, com conferências, workshops, exposição de produtos e serviços e os prémios The Eventeers”.
Este evento é dirigido a empresas e profissionais do sector da organização de eventos e congressos, DMCs e destinos, marcas, patrocinadores e clientes, gestores de espaços, freelancers, estudantes, instituições e associações, representantes das indústrias de entretenimento e actividade nocturna, bem como empresas de tecnologia, entre outros.
Os participantes vão ter oportunidade de fazer networking com recurso à aplicação do evento, que permite marcar reuniões com expositores e manter o contacto depois do Reinvent. O espaço também vai contar com a área Meet & Unlock, para reuniões.
Esta edição tem curadoria de Gonçalo Oliveira, da Desafio Global, Joaquim Silva, da Feeders, e Maria Vilar, da ImersivStudio, que aceitaram a responsabilidade de conceptualizar em conjunto com a Event Point os conteúdos das conferências que vão decorrer durante o evento.
A organização está a cargo das agências Desafio Global, Feeders e Mundiconvenius.
O objectivo do evento, de acordo com o director da Event Point, Rui Ochôa, é “proporcionar aos profissionais da indústria dos eventos em Portugal um dia inteiramente dedicado a reflectir sobre o futuro dos eventos e criar oportunidades de networking entre eles”.
Cláudia Coutinho de Sousa, editora da Event Point, sobre os prémios Eventeer indicou que “há prémios que reconhecem eventos, mas não havia nenhum que reconhecesse os profissionais. Foi esta a ideia na base dos The Eventeers”.
Estes prémios têm seis categorias, “Inspiração”, “Arte”, “Tecnologia, “Engenho”, “Novo Talento”, e o prémio Redação Event Point, e nesta terceira edição, os leitores da revista têm possibilidade de votar nos vencedores, com uma quota de 50% na decisão.
Os finalistas podem ser consultados aqui.
O Reinvent the Event começa com a cerimónia de boas-vindas com Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e com a Câmara Municipal de Cascais, que antecede a palestra com o keynote speaker do evento, Colja Dams, proprietário e CEO da agência de eventos e live-marketing, Vok Dams.
A primeira sessão, com curadoria de Gonçalo Oliveira (Desafio Global), e participação de Catarina Alves Ribeiro (Brainding), Nuno Rodrigues (Creme), e João Baptista (Institute for Tomorrow), será sujeita ao tema “No Feelings, No Story, No Glory”.
“O Futuro é imersivo” é a temática da sessão seguinte, que tem curadoria de Maria Vilar (Immersiv Studios) e conta com um painel composto por Maria Estarreja (Lusíadas Saúde), Tiago Senna (Grupo Global Media) e Diana Baptista da Costa (Last Tour).
O período da tarde vai começar com uma palestra de Josh Stinton, keynote speaker do Reinvent, que vai “convidar à acção, à transformação e à coragem”.
Segue-se a sessão “Reinventar o recorrente, desenhar o surpreendente”, com curadoria de Joaquim Silva (Feeders) e a participação de Inês Mendes da Silva (Notable), Álvaro Covões (Everything is New) e André Bernardo (Sporting CP).
Também vai decorrer a sessão powered by BEIC – Business Event Industry Club, com o tema “Shaping Tomorrow’s Events'”, e um painel de oradores com Cristian Hossum (Universum Events, Roménia), Jens O. Mayer (Jack Morton Worldwide) e Lars Terje Grorud (HQ Live, Noruega). A moderação vai ficar a cargo de Maria Kirilova (BEIC.pro).
O Reinvent the Event vai contar com duas sessões paralelas, a “The Portugal Pitch: Winning International Events'” com Lídia Monteiro, do Turismo de Portugal, Frederico Nunes, da Visit Cascais, Luís Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e moderação de Jorge Vinha da Silva, da ICCA Iberian Chapter.
E a sessão “O Improviso como forma de criatividade de marca”, com Rodrigo de Barros Rodrigues (Adyant Consultants) como curador e moderador, e um painel com Raquel Abrantes (Grupo Brisa), Tiago Simões (Betclic) e Inês Condeço (Fnac Portugal).
Vão decorrer também três workshops, “IA nos eventos: do conceito ao conteúdo visual”, com Ricardo Guerra (Hello Movement), “Protocolo – Factor de sucesso em eventos corporativos”, com Cristina Fernandes (Cerimonial e Protocolo), e “Ask the Expert”, com Pedro Magalhães (Europalco).
Os prémios Eventeers e um cocktail de encerramento fecham o evento.
Os bilhetes ainda estão disponíveis no site do evento.
Veja as reportagens do PressTUR relativas à primeira e segunda edição do evento:
Reinvent the Event: debater o presente de olhos postos no futuro
Reinvent the Event “superou todas as expectativas”
Veja abaixo o vídeo de ‘best of’ da última edição, em 2024: