spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Recuperação do turismo na Europa continuará este ano, mas num ritmo mais lento

O último relatório da European Travel Commission (ETC) sobre tendências e perspectivas de viagens aponta para a continuação da “forte recuperação do turismo” na Europa este ano, embora num ritmo mais lento que em 2022.

As perspectivas da ETC sobre o turismo na Europa este ano “são promissoras, apesar das pressões globais como a inflação alta, a guerra na Ucrânia e consequente crise energética, e a iminente recessão económica”.

Neste contexto, a ETC espera que a “forte recuperação do turismo” no ano passado continue em 2023, “embora num ritmo mais lento”.

As viagens internacionais para Europa deverão atingir os níveis pré-pandemia em 2025, enquanto as viagens domésticas deverão recuperar totalmente em 2024.

Os dados recolhidos pela ETC sobre o último trimestre do ano passado indicam que, em 2022, a Europa recuperou 75% dos volumes de viagens de 2019, pré-pandemia.

Recuperação mais rápida no Sul do Mediterrâneo

Os destinos do Sul do Mediterrâneo “registraram a recuperação mais rápida no final do ano”, com os preços altos a estimularam a atratividade de destinos mais acessíveis como a Turquia, que ficou a 2% dos níveis de 2019.

Outros destinos que se aproximaram dos níveis de 2019 foram Luxemburgo (-4%), Sérvia (-6%), Grécia (-6%) e Portugal (-7%).

No sentido inverso, os destinos que demoraram mais a recuperar foram os da Europa de Leste, devido à guerra na Ucrânia e à falta de visitantes russos em destinos fortemente dependentes deste mercado. Os declínios mais acentuados foram observados na Finlândia (-38%), Lituânia, Letónia e Roménia (todos -42%).

O turismo “enfrenta muitos desafios” este ano, afirmou Luís Araújo, presidente da ETC e também presidente do Turismo de Portugal, citado num comunicado.

Luís Araújo considera “vital que o sector continue receptivo à procura do consumidor, melhorando a experiência do visitante no destino e visando mercados e segmentos menos afectados pela desaceleração económica”.

Ver também: Estados Unidos lideram recuperação das viagens de longo curso para a Europa

Para ver o relatório no site da ETC clique aqui.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas Notícias