O gasto médio dos residentes em Portugal numa viagem a França no ano passado foi de 560 euros por pessoa, incluindo todas as despesas (transporte, alojamento e outros), concluiu uma investigação da NielsenIQ encomendada pela Atout France.
O montante médio sobe para 668 euros nas viagens com duração superior a quatro dias e desce para 437 euros nas estadas de quatro dias ou menos.
Os dados foram apresentados ontem na Embaixada de França em Lisboa por Maria João Leandro, da Nielsen. O estudo incluiu mais de 1.500 entrevistas online a residentes em Portugal para chegar a uma amostra de 300 pessoas que afirmaram ter visitado e passado pelo menos uma noite em França em 2022.
O estudo mostra que as viagens foram realizadas sobretudo no Verão (39%) e na Primavera (33%).
A duração média foi de 5,5 dias, com uma divisão equitativa entre viagens consideradas de curta duração (47% com uma média de 3 dias) e de longa duração (53% com uma duração média de 7,9 dias).
Alojamento e transporte
Os hotéis de 3 e 4-estrelas foram os tipos de alojamento mais utilizados pelos portugueses em França, com 27% e 24% das respostas, respectivamente. Seguiram-se as residências de familiares ou amigos (23%), os apartamentos alugados (10%), as casas rurais (5%) e os hotéis de 5-estrelas (4%).
O avião foi o meio de transporte mais utilizado, tendo as companhias aéreas low cost transportado 46% dos entrevistados e as companhias aéreas tradicionais, 38%. Seguiram-se automóvel (11%), autocarro (4%) e comboio internacional (1%).
Paris e sua região lideram procura
As principais actividades dos portugueses em França foram relacionadas com turismo urbano, apontado por 60% dos entrevistados, gastronomia (54%), visitas culturais e a património (52%), compras (25%) e parques temáticos (24%).
Os dados mostram que 78% dos portugueses que visitaram França fizeram-no acompanhados. Destes, 65% viajaram com parceiro(a), 37% com filhos, 20% com familiares adultos, 15% com amigos, 3% com contactos profissionais e 1% em grupo.
Paris e a sua região (Ilha de França) foram os destinos mais visitados (64%), seguindo-se Provença-Alpes-Costa Azul (20%), Nova Aquitânia (14%), Occitânia/Sul de França (12%) e Auvérnia-Ródano-Alpes (11%).
Maioria tenciona regressar
Os dados indicam que a idade média dos residentes em Portugal que visitaram França em 2022 é de 39 anos, sendo a maioria do sexo masculino (56%) e da região Norte (25%), do Porto (23%) e de Lisboa (22%).
A grande maioria (87%) tenciona regressar a França nos próximos dois/três anos. Entre os que não tencionam regressar nesse período de tempo, 75% justificou a sua resposta dizendo que quer descobrir outros destinos, 27,5% apontou o orçamento como motivo e 10% declarou-se desiludido com a viagem.
O principal destino para uma próxima visita a França é Paris e a sua região (Ilha de França), com 52% das respostas, seguido de Provença-Alpes-Costa Azul (23%), Occitânia/Sul de França (18%), Normandia (17%) e Córsega (17%).
Os principais motivos para regressar a França apontados pelos portugueses foram gostar do país (67%), ter familiares ou amigos residentes no país (46%), gostar das paisagens (34%) e a qualidade do destino a nível de alojamento e outros aspectos (28%).
O estudo mostrou ainda que 32% dos inquiridos que viajaram para França no ano passado visitaram apenas este país, enquanto 68% deles visitaram França e um outro país. Espanha foi o mais indicado (22%), seguido por Itália (19%), Reino Unido (15%) e Alemanha (14%).
Ver também:
Portugueses que viajam para França elegem qualidade/preço como decisivo na escolha do destino
Mais de um terço dos portugueses que viajam para França reservam um “pacote completo”
Maioria dos portugueses que viaja em trabalho/negócios para França também faz turismo