Portugal é o destino internacional nº1 em “levantamento” da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) sobre as procuras de viagens para feriados como o Carnaval, Paixão de Cristo e Tiradentes, enquanto internamente a liderança é do Rio de Janeiro.
Para o Carnaval deste ano no estrangeiro as preferências foram Portugal, Estados Unidos, Argentina, Caraíbas, França e México, muito semelhantes às indicadas para “os feriados de Abril”, que foram, segundo a informação da ABAV, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Itália e França.
O comunicado da ABAV que revela estes resultados indica que resultam de levantamento por amostragem do Desempenho do Agenciamento das agências de viagens do sistema ABAV do 4º Trimestre de 2022.
A mesma informação especifica que o levantamento “surpreendeu por ser um dos mais diversos, com respondentes de 24 Estados da Federação, que trouxeram um cenário bastante real sobre as procuras de viagens para feriados como o Carnaval, Paixão de Cristo e Tiradentes”.
A ABAV destaca ainda que o levantamento “além de mostrar em números uma recuperação de faturamento já esperada no fechamento do ano de 2022, e o desejo do consumidor por voltar a viajar para seus destinos preferidos”.
O comunicado diz ainda que as agências de viagens lideram com 77% dos respondentes e que “nas especializações se vê a mesma diversidade”, especificando que “43,5% atuam com cruzeiros, 39,8% atuam no corporativo, 33,3% são receptivas, 33,3% estão no segmento luxo, 28,7% congressos e eventos, 26,9% actuam no segmento religioso, 25,9% actuam no segmento melhor idade, 22,2% são de turismo rodoviário, 18,5% têm especialização em neve, enquanto 19,4% vendem viagens de inverno e 6,5% vendem ski”.
A ABAV informou ainda que “14,8% são operadoras e agências, 7,4% tem especialização LGBTQA+, 8,3% são agências de intercâmbio e 4,6% são OTAs”.
“O sistema ABAV é em sua essência diverso, como o mundo do Turismo é, e traz respostas imediatas sobre a saúde do sector e sua recuperação em diversos níveis, não só através do agenciamento”, realçou a presidente da ABAV, Magda Nassar, que destaca que, assim, os membros da associação “reflectem o mercado consumidor de viagens em muitos meios, considerando, por exemplo, o Turismo receptivo, o rodoviário e o internacional”.
A ABAV informou ainda sobre o levantamento que 35,2% dos respondentes facturaram entre 81 e 360 mil reais em 2022, 34% facturaram entre 360 mil e 4,8 milhões de reais, 20,4% foram até 81 mil reais e 11,1% entre 4,8 milhões e 300 milhões de reais,
“No último trimestre de 2022, 31,5% dos respondentes indicaram que venderam 60% de nacional e 40% de internacional, enquanto 28,7% dos respondentes venderam 40% de nacional e 60% de internacional”, diz a mesma informação que também especifica que 62,9% dos respondentes indicaram terem crescido de 50% a 25% em relação a 2021.
A esse propósito, o comunicado publica uma declaração da Magda Nassar e dizer que a ABAV já esperava “uma recuperação imediata, pois a demanda nos abraçou antes de vermos o tamanho que ela tinha”.
Ver também: Presidente da ABAV diz que “conceito de viagem de vingança” “chegou para ficar”
Para aceder ao site da ABAV clique aqui.