O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, afirmou que Portugal é o segundo país que mais cresce na União Europeia este ano, com contribuições significativas do consumo interno e do turismo.
“No conjunto da União Europeia para o ano de 2022 nós somos o segundo país que mais cresce, atrás da Irlanda e à frente de todos os outros países da UE”, afirmou Costa Silva hoje numa conferência de imprensa que contou também com a participação dos ministros das Finanças, Fernando Medina, e do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
“Para este crescimento em 2022 houve uma contribuição significativa do consumo interno e houve uma contribuição significativa da procura externa líquida, em particular dos serviços e do turismo”, frisou o ministro, em declarações transmitidas pela RTP.
A recuperação sustenta-se “em factores estruturais significativos”, defendeu Costa Silva, destacando a capacidade do país de aumentar as exportações e de atrair investimento externo.
Este ano, “as exportações vão chegar a cerca de 50% do PIB, quando em 2005 representavam apenas 27% do PIB”, frisou o ministro da Economia.
A nível de investimento externo, Costa Silva sublinhou que o investimento empresarial no primeiro semestre deste ano atingiu “um recorde histórico de 16 mil milhões de euros”.





