O porto de Lisboa recebeu em 2022 um número recorde de movimentos “turnaround” de cruzeiros, “cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital portuguesa” e de passageiros neste tipo de itinerários.
No ano de 2022, foi ultrapassada pela primeira vez a centena de turnarounds, com 103 movimentos e um total de 88.292 passageiros nestes cruzeiros com embarque ou desembarque em Lisboa. Em comparação com último ano pré-pandemia, o número de escalas de turnaround em Lisboa aumentou 43%, tendo o número de passageiros nesss itinerários aumentado 21%.
No que diz respeito a impacto financeiro dos turnarounds, um estudo promovido pela APL, Administração do Porto de Lisboa, em parceria com a Lisbon Cruise Port e realizado pela Netsonda e a Nova SBE, indica que o segmento turnaround “é aquele que traz mais riqueza aos destinos”, com uma média de 367 euros por passageiro que embarque em Lisboa.
Em relação a escalas no porto de Lisboa em 2022, este recebeu 327 escalas de navios de cruzeiros, o que se traduz num aumento de 5,5% em relação a 2019, quando foram verificadas 310 escalas, no entanto o número de passageiros diminuiu (-13,8%) para 492.438, o que é justificado em comunicado da APL pelos “protocoos sanitários a bordo” que ainda estavam em vigor no primeiro semestre do ano”.
Em 2019, o porto de cruzeiros de Lisboa recebeu 571.259 passageiros, sendo 498.429 passageiros em escalas de trânsito, e 72.930 em escalas de turnaround.
Um estudo promovido pela APL, Administração do Porto de Lisboa, indica que o segmento turnaround “é aquele que traz mais riqueza aos destinos”, com uma média de 367 euros por passageiro embarcado em Lisboa. Em 2022, segundo a média apurada nesse estudo, o total de passageiros gastou cerca de 17 milhões de euros.
O porto de Lisboa sublinou ainda em comunicado que a capital portuguesa foi escolhida para o local de baptismo dos Silver Dawn e Evrima, e incluída nas viagens inaugurais dos navios AIDAcosma, Celebrity Beyond e World Traveller.
As companhias de cruzeiros Virgin Voyages, Scenic Luxury Cruises & Tours e a Ritz-Carlton Yacht Collection fizeram a sua primeira viagem com escala em Lisboa no ano de 2022.