spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Plataforma Railclick conecta a Europa de comboio

A APG Portugal realizou uma apresentação para agentes de viagens portugueses com Lluis Martínez-Ibàñez, presidente e fundador da Global Representación Turística, empresa que criou a plataforma B2C e B2B “Railclick”, que se propõe a conectar a Europa de comboio.

Esta plataforma permite reserva para diferentes empresas de caminhos-de-ferro europeias, que realizam ligações entre destinos dentro de um país ou entre estados europeus. Também é possível fazer reservas com serviços complementares como autocarro ou embarcações.

Website da Railclick

Em relação às vantagens de viajar de comboio, Martínez-Ibàñez salientou que este é um dos meios de transporte menos poluentes e que as suas estações, ao invés dos aeroportos, costumam ser no centro das cidades, o que reduz os custos dos transportes adicionais para, por exemplo, o alojamento.

Ainda em comparação com a aviação, o controlo de segurança nas estações é mais fluído, só sendo necessário um período de antecedência de cerca de 15 minutos, e há mais vantagens no transporte de bagagens. Em viagem, os passageiros também estão mais confortáveis e com mais liberdade de movimentos para ir ao bar ou ao wc, do que em avião ou autocarro.

No que diz respeito ao tempo de viagem, para distâncias entre os 600 e os 900 quilómetros as viagens de comboio são competitivas em relação às viagens de avião, de acordo com LLuís Martínez-Ibàñez.

E no que concerne às empresas ferroviárias, esta apresentação destacou as opções da Trenitalia, o grupo ferroviário do estado italiano, que conta com 168 comboios de alta-velocidade Frecciarossa, os de mais elevada categoria e que oferecem viagens standard, premium, business e executive ao estilo das classes de avião. Há também 64 comboios de alta-velocidade Frecciargento, 12 Frecciabianca, as ligações Freccialink com o complemento de autocarro, 100 intercidades, 24 intercidades nocturnos e mais de 7.000 comboios regionais.

As opçoes de viagem nos Frecciarossa incluem ligações a partir do aeroporto de Roma Fiumicino com Veneza, Florença e Nápoles, enquanto que os Freccialink realizam viagens de comboio complementadas com autocarro, que permitem conhecer destinos específicos de praia, montanha e cidades históricas. À semelhança das viagens em Freccialink, o protocolo de intermodalidade entre a Trenitalia e as empresas de embarcações SNAV e Alilauro permite viagens a partir das principais cidades italianas para a estação de comboios central de Nápoles, complementadas com viagens de barco à saída do porto da cidade para ilhas como a de Capri ou Procida, ou para zonas como a de Sorrento e Amalfi.

A Trenitalia também realiza ligações entre cidades de diferentes países, como Milão-Paris, com diferentes tarifas e serviços, as oito ligações euronight em colaboração com a OBB, para destinos na Áustria e na Alemanha, e ainda 40 ligações entre destinos na Itália e na Suíça, em articulação com a Swiss Federal Railways.

Há tarifas especiais para operadores turísticos que vendam pacotes com hotel, transporte e outros serviços além do combio. Neste caso, o bilhete tem uma redução no preço em relação à tarifa base e o seu preço não aparece destacado no bilhete, cuja data pode ser alterada até à véspera do dia de partida. Estas tarifas apenas estão disponíveis em viagens de longa distância e o passageiro terá de transportar consigo um voucher que comprove a aquisição de um pacote de viagem.

Em relação a Espanha, a Railclick engloba os serviços da Renfe, que incluem as ligações de alta velocidade de longa e de curta distância, as de longa distância e as de média distância. Há também o serviço low cost de alta velocidade Renfe Avlo que realiza o trajecto Madrid-Barcelona-Figueres Vilafant.

A Renfe também viaja para Portugal, entre o Porto e Vigo, e entre Barcelona e Paris ou Lyon, e ainda faz o trajecto Madrid-Barcelona-Marselha.

Os comboios de luxo da Renfe também podem ser reservados através de consulta, para as rotas Al Andalus, Transcantábrica, da Costa Verde e o Expreso de la Robla.

Com a Deutsche Bahn da Alemanha, as opções disponíveis na Railclick incluem ligações a partir dos aeroportos de Frankfurt e de Colónia para diferentes cidades alemãs, além de uma rede de destinos internacionais que incluem viagens para Bratislava, Bruxelas, Viena, Praga, Copenhaga, Paris, Veneza, Luxemburgo, Amesterdão e Zurique.

A companhia de caminhos-de-ferro austríaca OBB está disponível com as suas ligações railjet que englobam toda a Áustria, incluindo o aeroporto de Viena, e os destinos de Praga, Bratislava, Budapeste, Munique, Zurique e Veneza.

O TGV da francesa SNCF também se encontra na plataforma, com uma rede de destinos em França, no Luxemburgo e na Bélgica, bem como o TGV da companhia que conecta destinos franceses a suíços, a TGV Lyria, com viagens para Zurique, Basileia, Lausane e Genebra.

A empresa nacional de caminhos-de-ferro da Bélgica, NMBS, e a NS, dos Países Baixos, asseguram as ligações na região Benelux, sendo que a Railclick também disponibiliza serviços das empresas ferroviárias da Eslováquia, República Checa, Hungria e Dinamarca.

No que diz respeito a ligações internacionais, a Eurostar oferece a oportunidade de viajar entre Londres e Paris, e entre Londres, Bruxelas e Amesterdão, enquanto que a Thalys comercializa ligações entre destinos na França, na Bélgica, na Alemanha e nos Países Baixos.

A Railclick também comercializa passes para viagens em diferentes destinos na Europa ou num só país, os passes EURail e Interrail.

A Trenitalia tem o Trenitalia Pass para estrangeiros não residentes o país, com preços desde 129 euros e modalidades para três, quatro, sete ou dez viagens num determinado número de dias, em classes easy, comfort e executive. A Renfe utiliza um sistema semelhante para viajantes não residentes em Espanha, com passes para quatro, seis, oito e dez viagens com tarifas standard e comfort.

Os registos nesta plataforma são efectuados por requerimento via e-mail ou telefone (info@apg-portugal.com ou 211 930 226).

- Publicidade-
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias