Pedro Costa Ferreira, através da PCF Consultores, e Tiago Raiano, através do Newtour, adquiriram a participação de Prisciliano Fernández na GEA, agrupamento líder de agências de viagens em Portugal e em Espanha, e com presença também na América Latina.
Um comunicado da GEA Portugal a que o PressTUR teve acesso confirma a realização do negócio e informa que “não existirão quaisquer alterações à estrutura actual de GEA”, designadamente que Pedro Gordon se manterá como sócio-gerente.
O registo mais recente indica que Prisciliano Fernandez Franco tinha uma quota de 12 mil euros e Pedro Angel Gordon del Valle detinha uma quota de oito mil.
O comunicado, assinado por Pedro Gordon, que tem sido ‘a cara da GEA’ em Portugal e em mercados da América Latina, designadamente no Brasil e na Argentina, explicita mesmo que “a função de Sócio-Gerente continuará a ser assegurada por mim” e ainda que “mantenho também a minha percentagem como accionista da GEA”.
“A nova estrutura accionista, onde me incluo, pretende que esta transição seja feita de forma tranquila e colaborativa, sem interferir nas operações e logística diárias dos nossos associados”, explicita o comunicado de Pedro Gordon sobre a entrada para a empresa de Pedro Costa Ferreira, presidente da Direcção da APAVT e de que pelo menos uma das agências é associada da GEA, e Tiago Raiano, presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação das Agências de Viagens portuguesas.
Pedro Gordon declara, a terminar na sua comunicação aos “colegas” da GEA, que “começa assim uma nova etapa na história do Grupo GEA e esperamos continuar a contar com o vosso apoio e confiança”.
O grupo Newtour, de Tiago Raiano, também já divulgou uma comunicação sobre a entrada no capital da GEA Portugal, dizendo que a iniciativa “é feita através de uma empresa comparticipada” e Newtour e PCF Consultores “operarão sob uma equipa de gestão única”.
Na mesma informação os dois parceiros declaram “plena confiança na actual equipa da GEA e no seu actual Sócio-Gerente, Pedro Gordon”, que indicam que “mantém a sua posição e percentagem como accionista” e descrevem como “o grande pilar na construção do Grupo GEA em Portugal, sendo o principal responsável pela dimensão, notoriedade e credibilidade que o agrupamento detém no mercado turístico nacional aos dias de hoje”.
A informação da Newtour, de que o operador Soltrópico é um dos maiores fornecedores das agências GEA, inclui uma citação do seu CEO, Tiago Raiano, em que diz que “a aquisição do Grupo GEA” é parte de “uma estratégia de negócio que permite o desenvolvimento do nosso portefólio de empresas de forma sustentável, criteriosa e responsável”.
“A nossa visão passa por criar mais-valias nos vectores prioritários para as agências associadas da GEA, apostando nas áreas que lhes permitam consolidar os negócios das agências e os seus resultados”, acrescenta a declaração.