spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Passageiros de cruzeiros em Lisboa gastam em média 82 euros por pessoa

Os passageiros de cruzeiros que visitam Lisboa gastam em média 82 euros por pessoa na cidade, segundo um estudo hoje divulgado, que revela que um terço visita atracções turísticas e mais de metade vai a restaurantes e cafés.

O estudo foi contratado pela Administração do Porto de Lisboa e pela Lisbon Cruise Port à Netsonda, que realizou 853 entrevistas, entre 9 de Abril e 23 de Maio.

A maior fatia dos gastos dos passageiros de cruzeiros na cidade de Lisboa vai para alojamento, restauração e transportes, destaca o Porto de Lisboa em comunicado.

Os que mais gastam são os passageiros que embarcam na cidade (cruzeiros em turnaround), com uma média de despesas de 367 euros por pessoa. Destes passageiros, 46% ficam hospedados em hotéis de 4-estrelas e 43%, em hotéis de 5-estrelas.

Já os passageiros em trânsito, quando o navio faz apenas escala em Lisboa, despendem em média de 37 euros por pessoa.

O comunicado destaca ainda que sete em cada 10 passageiros visitam a cidade a pé e mais de metade vão a restaurantes ou cafés; cerca de um terço visita atrações turísticas, 45% fazem compras e um quarto usa os transportes; as zonas da Baixa/Chiado, Alfama/Castelo/Mouraria, Bairro Alto/Cais do Sodré e Belém são as mais visitadas.

O Porto de Lisboa acrescenta que “os americanos são os que mais vão a restaurantes/cafés, os italianos dominam nas visitas a locais turísticos e os britânicos são os que mais fazem compras em lojas”.

Citado no comunicado, Ricardo Medeiros, vogal da Administração Porto de Lisboa (APL), frisou que os dados confirmam “o relevante contributo económico dos cruzeiros para a cidade de Lisboa”.

“Numa altura em que estamos a recuperar das consequências de dois anos de pandemia, os passageiros de cruzeiros revelam-se fundamentais para a recuperação de atividades como a restauração e os transportes”, acrescentou Ricardo Medeiros.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias