As dormidas de estrangeiros nos estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal no primeiro trimestre estão com uma quebra de 2,3% em relação ao ano passado, o que reflecte o efeito da Páscoa tardia, de acordo com os dados do INE divulgados hoje.
Este ano, as férias escolares associadas à Páscoa ocorreram em Abril, ou seja, após o primeiro trimestre, o que torna desfavorável a comparação com o período homólogo do ano passado, quando as férias da Páscoa ocorreram na última semana de Março e na primeira de Abril, abrangendo assim o primeiro trimestre.
Desta forma, as dormidas de não residentes em Portugal nos primeiros três meses deste ano ficaram 2,3% ou 210,5 mil abaixo do período homólogo do ano passado.
Por outro lado, as dormidas dos residentes em Portugal cresceram 3,6% ou 148 mil em relação aos primeiros três meses de 2024.
Assim, com 4,305 milhões de dormidas de residentes em Portugal e 9,096 milhões de dormidas de estrangeiros, os estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal fecharam o primeiro trimestre com 13,401 milhões de dormidas, o que corresponde a uma ligeira quebra de 0,5% ou 62,4 mil dormidas em relação ao ano passado.
Os dados indicam que o número de hóspedes cresceu 2,3%, para 5,685 milhões, incluindo 2,510 milhões de residentes (+5,2%) e 3,175 milhões de não residentes (+0,2%).
Mercados internacionais
Entre os maiores mercados para o alojamento turístico em Portugal, Espanha regista a maior quebra no primeiro trimestre, em 21,5% ou 199,6 mil dormidas.
Em baixa estão ainda os residentes no Reino Unido (-4,8% ou menos 72,9 mil dormidas no primeiro trimestre), Alemanha (-3,9% ou menos 45,1 mil), França (-6,7% ou menos 43,2 mil), Brasil (-6,4% ou menos 33,1 mil), Irlanda (-9,6% ou menos 24 mil), Itália (-5,1% ou menos 17,3 mil).
O maior crescimento entre os maiores mercados é dos residentes na Polónia, que aumentaram as dormidas em Portugal no primeiro trimestre em 25,6% ou 68,2 mil.
Em alta estão a evoluir também as dormidas dos residentes nos Estados Unidos (+1,5% ou mais 10,6 mil), nos Países Baixos (+2,1% ou mais 9,8 mil), no Canadá (+6,4% ou mais 20,6 mil) e na Bélgica (+5,4% ou mais 7,8 mil).
O Reino Unido continua a ser o maior mercado para o alojamento turístico em Portugal no primeiro trimestre, com 1,457 milhões de dormidas. Seguem-se a Alemanha, com 1,107 milhões de dormidas, Espanha, com 728,8 mil, Estados Unidos, com 726,7 mil, França, com 605,6 mil, Países Baixos, com 468,3 mil, e Brasil, com 484,7 mil.
Ver também: Mesmo sem Páscoa, alojamento turístico em Portugal facturou mais 4,8% no primeiro trimestre
Para mais notícias clique: Mercados
Para aceder ao site do INE clique aqui.