O novo ministro da Economia, Pedro Reis, afirmou que pretende “agigantar o turismo e a economia portuguesa”, declarando-se “ao serviço” das empresas e da sociedade civil.
Na sua primeira intervenção pública enquanto ministro da Economia, esta terça-feira, na tomada de posse dos órgãos sociais da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Pedro Reis começou por dizer que “o desafio do país e deste governo é a execução”.
Os principais desafios e oportunidades da economia portuguesa, de acordo com o governante, são “a internacionalização, a inovação, capitalização, talento, ganho de escala, produtividade e competitividade”.
Para os superar estes desafios, Pedro Reis defende que o caminho deve ser feito “atacando sem pejo a burocracia, baixando com coragem a fiscalidade e assumido com frontalidade as infraestruturas estratégicas”.
“Não sou daqueles que acham que há excesso de turismo”, vincou o ministro, destacando o seu papel “absolutamente crítico, estratégico para a nossa economia”. O que é necessário, na sua visão, é “mais indústria, mais comércio e serviços, mais agricultura e agroindústria”.
Para “levantar a economia portuguesa”, Pedro Reis defende um “trabalho articulado” com o governo, a oposição e, “à frente, a puxar, as empresas e os empreendedores. Nós estamos cá ao seu serviço e não o contrário”.
O ministro da economia considera que o país precisa de mais investidores externos e de mais capital de risco, assim como de uma banca forte e um Banco Português de Fomento “claramente activado”. E acrescentou: “precisamos também de uma sociedade civil. É para ela que cá estamos, é para ela que funcionamos”.
Para Pedro Reis “é possível agigantar o turismo e a economia portuguesa, é urgente fazê-lo e é atingível”.
“Podemos consolidar – e devemos ao país isto – Portugal como uma potência exportadora internacional, com uma economia robusta, baseada no crescimento sustentável e num turismo pujante articulado com os outros sectores”, concluiu o ministro da Economia.
Para mais notícias clique: Mercados
Para aceder ao site da CTP clique aqui.




