O director Comercial da MSC Cruzeiros em Portugal, Pedro Vasco, declarou-se “bastante optimista” para 2026, ano em que voltará a contar com operações com partida e chegada a Lisboa, no Verão, e ao Funchal, no Inverno.
Em declarações aos jornalistas esta quinta-feira, em Lisboa, num evento para agentes de viagens, Pedro Vasco revelou que a companhia já tem reservas para 2026 e 2027 e prevê um impulso “muito grande nas vendas” para o próximo ano em Outubro, que será “um mês fortíssimo de eventos” no sector.
Em 2026, a companhia vai voltar a fazer cruzeiros com partida e chegada a Lisboa durante o Verão, mas com menos quatro rotações que este ano, em Abril e no final de Outubro. Além disso, vai navegar com um navio da classe Lirica, mais pequeno que o navio deste ano, o MSC Musica.
A redução de 20 para 14 rotações nos cruzeiros Lisboa – Lisboa em 2026 “não significa menos camarotes” para vender em Portugal, garantiu Pedro Vasco. Se existir uma forte venda antecipada num determinado mercado, “esse mercado conquista o seu espaço e terá mais camarotes”.
Os quatro países com mais capacidade alocada para comercializar os cruzeiros Lisboa – Lisboa são Portugal, Espanha, França e Itália.
“Até podemos, com menos quatro rotações, ter mais passageiros”, indicou o director Comercial. “As vendas antecipadas estão a correr muito bem” e a “expectativa é muito boa”.
Pedro Vasco sublinhou ainda que o navio da classe Lirica que fará os cruzeiros Lisboa – Lisboa no próximo Verão tem “uma grande percentagem de camarotes familiares”, o que significa “uma capacidade de resposta maior” para as famílias, que são o segmento de mercado que mais viaja nos meses de Verão.
Este Verão, os cruzeiros com partida e chegada a Lisboa tiveram um excelente desempenho, com “praticamente 100% de ocupação”, sublinhou o executivo.
Para o próximo Inverno, a MSC Cruzeiros também vai voltar a apostar nos cruzeiros com partida e chegada ao Funchal, que tem sido “um produto muito importante para o mercado português”.
No Inverno 2026/2027, os cruzeiros Funchal – Funchal serão realizados a bordo do MSC Fantasia, um navio superior ao escolhido para este ano, o MSC Virtuosa.
Entre Novembro deste ano e a Primavera do próximo, a MSC Cruzeiros programou 22 partidas do Funchal. “Tem sido uma surpresa muito agradável”, de acordo com Pedro Vasco. “Já temos alguns milhares de passageiros reservados e esperamos que sejam ainda mais”.
Cruzeiros nas Antilhas, nas Caraíbas e no Alasca
Uma das grandes novidades da MSC Cruzeiros para o Inverno de 2026/2027 serão os cruzeiros nas Antilhas com partida e chegada a La Romana, na Repúlbica Dominicana.
O executivo revelou “alguma expectativa” sobre a procura dos portugueses para estes cruzeiros nas Antilhas, “por ser algo diferente” e por iniciar e terminar num dos destinos mais procurados pelos portugueses todos os anos, a República Dominicana.
Os cruzeiros nas Caraíbas também estão em destaque na programação da companhia para o próximo ano, após a inauguração, este ano, do seu novo terminal em Miami e do seu novo navio MSC World America. Ver também: MSC abre terminal de cruzeiros em Miami com capacidade para 36 mil passageiros por dia / MSC Cruzeiros celebra baptismo do MSC World America com Drew Barrymore e Orlando Bloom.
“Os cruzeiros nas Caraíbas são uma aposta de futuro não só para o mercado americano, mas também para o mercado europeu onde nós somos líderes há vários anos”, afirmou Pedro Vasco.
Além de Miami, a MSC Cruzeiros também está a promover as suas operações nas Caraíbas com partidas de Port Canaveral e de Galveston, no Texas.
Outra das grandes novidades para o próximo ano são os cruzeiros no Alasca com partidas de Seattle. “Temos toda a confiança, até mesmo pelo que temos visto na procura até agora, que é um destino que muitos sonham fazer em cruzeiro”. Ver também: Cruzeiros no Alasca, a nova proposta da MSC para 2026 / MSC Cruzeiros anuncia “grande renovação” do MSC Poesia.
Ver também: Renato Reis, a nova cara da Explora Journeys em Portugal
Para aceder ao site da MSC Cruzeiros clique aqui.