A Madeira vai receber, entre 26 e 28 de Setembro, a conferência da indústria dos cruzeiros CAI 2024, na Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal.
Paula Cabaço, presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, APRAM, que organiza o evento, foi citada em comunicado afirmando que o objectivo desta conferência passa por “projectar o futuro do mercado de cruzeiros nas ilhas da Macaronésia, através de um olhar para os desafios e oportunidades que apresentam”, e que “é também uma oportunidade para reforçar o papel da região dentro da CAI e aumentar a notoriedade da Madeira junto dos principais decisores do mercado: companhias de cruzeiro, agentes de viagem e imprensa especializada”.
Nikos Mertzadinis, responsável pelos Portos e Destinos da CLIA Europe, vai ser o coordenador da CAI, Cruise Atlantic Islands Conference 2024, e representar a sua associação, que agrega 95% da capacidade de navios de cruzeiro em todo o mundo e mais de 50.000 agentes de viagens.
A CAI, Cruise Atlantic Islands, reúne os portos da Madeira, Canárias, Açores e Cabo Verde numa estratégia comercial e de comunicação comum a estas regiões que formam a Macaronésia. Estes mercados atraem cerca de 3,3 milhões de turistas de cruzeiros.
A Cruise Atlantic Islands começou a 19 de Setembro de 1984 numa reunião no Funchal com os responsáveis da actividade portuária da Madeira e das Canárias.
Na edição de 2024 vão ser homenageados alguns dos participantes dessa reunião, Juan Francisco Martin (antigo diretor comercial dos Portos das Canárias), João Reis (ex-presidente da APRAM), Michael Blandy (antigo CEO do grupo Blandy), Eduardo Alvarez Hamilton (antigo CEO da Hamilton & CO, nas Canárias), Franklim Spencer (ex-presidente dos Portos de Cabo Verde) e Pedro Roque (antigo presidente da Autoridade Portuária de Tenerife).
No que concerne a especialistas do sector, a CAI vai contar com representantes como Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Portugal, FIona Noone, director de planeamento e operações portuárias da Marella Cruises/TUI, Kai Algar, director de planeamento e operações portuárias da Fred Olsen Cruise Lines, Sylviane de Tracy, director para o desenvolvimento e investigação da Ponant, Hugo Basto, administrador da Mystic Cruises, e Rafael Fernández-Álvara, director de comunicação e relações externas da Costa Cruzeiros.
Além dos debates sobre temáticas sectoriais, o evento vai ter uma componente social e de promoção do Destino Madeira, com um programa que inclui visitas ao Parque Ecológico do Funchal, uma famtrip ao Norte da Ilha, e o welcome cocktail com homenagem aos fundadores do CAI.
O certame espera receber membros do CAI, convidados, operadores turísticos, representantes de companhias de cruzeiros, agentes do sector, governantes, empresas de animação turística e imprensa.
Veja também: Setúbal posiciona-se no sector dos cruzeiros
Saiba mais no site da conferência.