O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, empossou hoje, quinta-feira, o seu novo ministro do Turismo, o deputado federal Celso Sabino, que substitui Daniela Carneiro.
De acordo com a imprensa brasileira, a cerimónia de posse começou às 11h45 (hora local), no Palácio do Planalto.
As notícias referem que Celso Sabino já trabalhava como ministro do Turismo há duas semanas, desde a publicação a 14 de Julho, em “Diário Oficial” da sua designação para o cargo.
A imprensa assinala que o novo ministro foi viabilizado por um acordo com o partido União Brasil, no qual a sua antecessora também foi filiada até Abril, quando solicitou a sua desvinculação ao Tribunal Superior Eleitoral.
Ampliar a participação do turismo no PIB e aumentar número anual de visitantes residentes no estrangeiro, que em 2019, pré-pandemia, foi de 6,3 milhões, foram dois objectivos afirmados por Celso Sabino, de acordo com o G1, do Globo.
“Presidente, é uma honra para mim, minha família e meu estado do Pará estarmos assumindo compromisso que o senhor passou de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável”, afirmou o novo ministro, citado pelo G1, que escreveu ainda que Celso Sabino declarou: “Vamos estimular o stopover, a partir de parcerias entre companhias aéreas brasileiras e estrangeiras”.