spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Luís Rodrigues é o novo homem-forte da TAP

O Governo demitiu a CEO e o chairman da TAP, após ter recebido o relatório da IGF sobre o caso de Alexandra Reis, e anunciou Luís Rodrigues, actual CEO do Grupo SATA, como o novo homem-forte da companhia aérea.

Luís Rodrigues vai acumular as funções de presidente do Conselho de Adminstração (chairman) e presidente da Comissão Executiva (CEO).

A sua nomeação terá lugar “em assembleia-geral a realizar nas próximas semanas”, anunciou hoje Fernando Medina, ministro das Finanças, numa conferência de imprensa esta segunda-feira transmitida pelas televisões portuguesas.

Fernando Medina afirmou que a demissão de Christine Ourmières-Widener, CEO, e Manuel Beja, chairman, decorre da necessidade de “um virar de página na gestão da empresa”, apesar dos “bons resultados da actual equipa de gestão na implementação do plano de reestruturação”.

Com esta mudança, o Governo pretende “recuperar laços de confiança da TAP com o país”, devolver “sobriedade às práticas da empresa” e continuar o plano de reestruturação “tendo em vista a concretização bem sucedida da privatização”.

O ministro anunciou que a Inspeção-Geral de Finanças (IGF) concluiu pela nulidade do acordo celebrado em Fevereiro de 2022 para a cessação de funções de Alexandra Reis, que recebeu uma indemnização de 500 mil euros.

“Dessa conclusão decorre a necessidade de repor a legalidade no procedimento de cessação de funções da ex-administradora e, por outro lado, torna exigível a devolução das verbas indevidamente pagas”, sublinhou Fernando Medina.

Nesse sentido, o ministro determinou que irá mandatar a TAP “para tomar as diligências necessárias à recuperação dos valores indevidamente pagos” e “enviar ao tribunal de contas o relatório da IGF para o apuramento de eventuais responsabilidades financeiras dos administradores envolvidos”.

Luís Rodrigues tem “muita experiência no sector”

Na mesma ocasião, o ministro das Infra-estruturas, João Galamba, descreveu o novo homem-forte da TAP como “uma pessoa com muita experiência no sector”, que “já foi também administrador executivo da TAP no passado”.

Luís Rodrigues foi apresentado pelo ministro como “um quadro português que dá todas as condições ao Governo de capacidade de execução do seu mandato e de enfrentar os difíceis desafios que tem a TAP”.

Um dos principais desafios do novo CEO da TAP, segundo João Galamba, é recuperar a confiança na companhia e a paz social, continuando a implementar o plano de reestruturação.

Outro desafio em articulação com o accionista é “conduzir o processo de abertura e privatização do capital da TAP”, acrescentou o ministro das Infra-estruturas.

O ministro acrescentou que Luís Rodrigues também terá que conduzir as “negociações com as estruturas sindicais e com os trabalhadores da TAP para assegurar um pilar chave do plano de reestruturação, que são Acordos de Empresa alinhados com a futura sustentabilidade financeira e operacional da empresa”.

- Publicidade-spot_img
- Publicidade -