O Aeroporto de Lisboa, onde a TAP é líder, seguida por Ryanair e easyJet, foi o aeroporto da Europa que apresentou o maior aumento de passageiros em relação a 2019, pré-pandemia, segundo o Airports Council International (ACI) Europa.
O ACI indicou que o tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses cresceu 12,8% em relação a 2019, com Lisboa, maior aeroporto do país, a ter um aumento em 13,3%, que o colocou em nº1 dos maiores aeroportos europeus, seguido por Istambul, Atenas, Palma de Maiorca e Antália.
Os dados do ACI Europa, que diz representar mais de 500 aeroportos em 55 países europeus, pelos quais passa mais de 90% do tráfego aéreo, cotam Lisboa como o 10º maior aeroporto europeu em Janeiro, com 2,24 milhões de passageiros. O Porto surge em 40º, com 895,6 mil passageiros, o Funchal é 89º, com 313,6 mil passageiros, Faro é 94º, com 269,1 mil, e Ponta Delgada é 127º, com 124,5 mil.
Estes dados contrastam flagrantemente com as notícias que descreviam o Humberto Delgado como o pior aeroporto do mundo, pela cotação por uma entidade que vive dos problemas que se colocam aos aeroportos, e cuja repercussão só se compreende pelo hábito muito português de dizer mal do que é do país, a que já nem escapa Cristiano Ronaldo.
Ver também: Aeroportos europeus aceleram aproximação aos níveis de tráfego pré-pandemia